Pesquisas Apoiadas

O edital

Em março de 2013, a Fundação Lemann e o Itaú BBA lançaram um edital de pesquisas para fomentar estudos de qualidade que possam embasar políticas e projetos em educação. Os projetos submetidos deveriam responder ou trazer elementos que ajudem a responder a pergunta: “Como garantir que todos os alunos brasileiros tenham um bom professor todos os dias na sala de aula?“.

A iniciativa

A iniciativa do edital nasceu da constatação de que embora sejam feitos cada vez mais estudos sobre políticas educacionais, são raras as pesquisas que se destacam tanto pelo uso de metodologias rigorosas como pela compreensão aprofundada da realidade educacional.

Nesse contexto, a Fundação Lemann e o Itaú BBA disponibilizaram o valor total de R$1 milhão para financiar de dois a cinco projetos que combinassem alto rigor metodológico e aplicabilidade prática, resultando em pesquisas com conclusões e orientações de política que se atentassem à realidade institucional e aos desafios, riscos e oportunidades de implementação. Assim, para selecionar as pesquisas e definir as diretrizes do edital foi montado um Conselho Consultivo de altíssimo nível com os principais pesquisadores de educação do país.

Para saber mais sobre a iniciativa leia o edital completo.

Pesquisas selecionadas

116 projetos foram submetidos de 19 estados brasileiros, incluindo algumas universidades estrangeiras. Foram selecionadas 4 propostas, que reúnem todos os requisitos listados e que poderão contribuir para qualificar o debate sobre educação pública no país, oferecendo evidências sólidas para o desenho e implementação de políticas públicas. São elas:

Captura de Tela 2016-12-22 às 22.47.54

Os alunos brasileiros querem ser professores? O trabalho procurou documentar, quantificar e qualificar tal conjectura, tanto entre alunos do Ensino Médio como entre estudantes de licenciaturas que seguirão a carreira docente. Outro objetivo é compreender, de modo mais geral, as razões para a baixa atratividade da carreira docente no Brasil.

Pesquisadores: Fábio Domingues Waltenberg (UFF), Ariana Martins de Britto (IETS), Danielle Carusi Machado (UFF),  Hustana Maria Vargas (UFF) e Rodrigo Leandro de Moura(IBRE/FGV).

Captura de Tela 2016-12-22 às 22.49.56

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) é um instrumento de planejamento para escolas que recebem capacitação técnica e apoio financeiro do MEC para elaborar um plano de melhoria nas dimensões de gestão, relação com a comunidade, projeto político-pedagógico e infraestrutura. O estudo tem como objetivo analisar os efeitos do PDE-Escola nos resultados escolares.

Pesquisadores: Fátima Alves (PUC-Rio), Gregory Elacqua (Universidade Diego Portales – Santiago, Chile), Mariane Campelo Koslinski (UFRJ), Humberto Santos (Universidade Diego Portales – Santiago, Chile)

Captura de Tela 2016-12-22 às 22.51.32

O estudo tem como objetivo principal avaliar o programa 6º Ano Experimental criado em 2011 pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), que consiste em estender a duração do primeiro ciclo do ensino fundamental de cinco para seis anos. Foi investigado se o programa afeta o desempenho dos alunos das escolas que receberam o programa e os possíveis mecanismos que explicam por que o projeto teve impacto.

Pesquisadores: Daniel Domingues dos Santos (FEA-RP), Alexandre Chibebe Nicolella (FEA-RP), Luiz Guilherme Scorzafave (FEA-RP)

Captura de Tela 2016-12-22 às 22.52.54

Os problemas de convivência (agressões, indisciplina, bullying, violência) são uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas escolas. Nesta pesquisa, foram foram elaborados questionários para avaliar o clima e um programa de intervenção para a melhoria da qualidade da convivência em duas escolas públicas de Ensino Fundamental II.

Pesquisadores Telma Pileggi Vinha (UNICAMP), Ana Maria Falcão de Aragão (UNICAMP), Luciene Regina Paulino Tognetta (UNICAMP), Roberta Gurgel Azzi (UNICAMP)