As melhores universidades do mundo, online e de graça.

Acesse as aulas agora!

Abrindo as portas das melhores universidades do mundo para você

Uma plataforma online, aberta, que oferece cursos das mais renomadas universidades do mundo gratuitamente

O Coursera é uma das mais importantes plataformas de cursos online gratuitos do mundo. Foi criado pelas universidades norte-americanas de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania e tem como objetivo, além de apenas oferecer as aulas, acompanhar de perto a evolução desse tipo de educação: os MOOCs - Massive Open Online Courses (cursos on-line gratuitos e massivos, em livre tradução).

Desde 2013, as videoaulas do site têm sido traduzidas para o português com supervisão da Fundação Lemann e, em 2014, quando as duas instituições formalizaram uma parceria, o site foi oficialmente lançado no Brasil. A Fundação Lemann tornou-se responsável pelo recrutamento de tradutores voluntários, além de oferecer o curso Gestão para a Aprendizagem no Coursera. Em 2015, USP e Unicamp disponibilizaram cursos inteiramente em português na plataforma.

Em 2016, o Coursera passou a ser responsável pelas traduções, ao integrar os tradutores voluntários brasileiros à sua Global Translator Community, permitindo um aumento na escala das traduções e a padronização de processos de localização de conteúdo ao redor do mundo.

As aulas do Coursera são para todos

Qualquer pessoa que deseje acessar conhecimentos de nível superior pode ser aluno do Coursera

Para brasileiros, o Coursera oferece três modalidades de curso:

Cursos brasileiros: em 2015, USP, Unicamp e Fundação Lemann lançaram os primeiros cursos brasileiros e completamente em português. As aulas, exercícios e avaliações são em português.

Cursos completamente traduzidos: em 2015, cursos da Universidade de Michigan e da Universidade da Califórnia, ambas americanas, foram completamente traduzidos para o português.

Cursos em inglês com videoaulas traduzidas: é o caso da maioria dos cursos. As videoaulas têm legenda em português, mas os exercícios, avaliações, fóruns e atendimento online são em inglês. Mesmo assim, quem não fala inglês pode acompanhar as aulas: basta seguir o passo a passo em português.

Confira a lista de cursos

Para educadores

Educador também aprende, inclusive de graça e pela internet. A Fundação Lemann, em parceria com outras instituições, criou uma série de cursos no Coursera para apoiar educadores em sua dia a dia.

Explorando os recursos educacionais da Khan Academy
Matemática simplificada. O curso apresenta a ferramenta gratuita Khan Academy através das perspectivas do tutor e do aluno, para que o professor domine todos os recursos disponíveis. Ele aborda diferentes etapas do uso da ferramenta: desde como começar a usar o site em aulas até como aproveitá-lo para otimizar o aprendizado. Realização: Fundação Lemann, Instituto Península, Ismart e Instituto Natura.

Aprenda a ensinar programação com o Programaê!
Um curso para o professor aprender a usar a ferramenta gratuita Programaê! explorando todos os seus recursos pedagógicos. Além de apresentar o site e os planos de aula, propõe atividades desplugadas e explica a importância do ensino de programação para o desenvolvimento de competências. Realização: Fundação Lemann e Fundação Telefônica-Vivo.

Fundamentos do Google para o ensino
Um apoio para tornar os professores mais inovadores e eficazes. O curso ensina os professores a usarem os produtos Google para facilitar seu trabalho, seja nas atividades administrativas ou em dinâmicas de sala de aula. Realização: Google em parceria com Fundação Lemann e Foreducation.

Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação
Ensino híbrido é uma abordagem da educação que usa a tecnologia como aliada no ensino e aprendizado. Este curso, que foi criado a partir da experiência de professores brasileiros, apresenta formas de o educador aproveitar melhor seu tempo e entregar a cada aluno conteúdos personalizados. Além de explicar o conceito de ensino híbrido, ele propõe atividades práticas para implementá-lo no dia a dia da escola. O Ensino Híbrido pode ajudá-lo a usar ainda melhor a Khan Academy, Programaê! e produtos Google. Realização: Fundação Lemann e Instituto Península.

Gestão para a Aprendizagem: módulo Gestão Estratégica
O curso aborda uma nova concepção de gestão escolar focada na aprendizagem dos alunos e nas dimensões de trabalho do gestor visando o sucesso escolar, com foco na rede pública. O cerne do curso é o planejamento estratégico e os instrumentos práticos, tais como a caracterização da comunidade escolar, a avaliação de eficácia, a análise SWOT e o plano de ação.

Precisa de ajuda?

Problemas ao usar o Coursera? Entre em contato conosco!

Ajude a disponibilizar conteúdo em português

A tradução das videoaulas do Coursera é feita por voluntários.

Para fazer parte dessa comunidade, é preciso se cadastrar. A equipe do Coursera responsável pela organização das traduções irá entrar em contato.

Ajude a promover o acesso à educação