Educação Matemática

Quais são os desafios e como estamos buscando soluções para as escolas públicas de todo Brasil

Como estamos?

Quando olhamos para as principais avaliações do Brasil e do mundo não há dúvidas: a educação matemática é um dos maiores desafios das escolas em todas as etapas da Educação Básica

Para saber mais sobre a educação matemática e seus principais desafios, vamos começar com alguns dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A partir da Prova Brasil, o Ideb traz o nível de aprendizado dos alunos está adequado à sua etapa escolar. Os números mostram que no 5º ano do Ensino Fundamental apenas 39% dos alunos têm o aprendizado adequado em matemática. Quando vamos para o 9º ano esse número cai para 14%.

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Os resultados também são preocupantes no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) que acontece em 70 países. Na avaliação, nós ocupamos a 66ª colocação em matemática. O Pisa é dividido em sete níveis de proficiência e 70,3% dos nossos estudantes estão abaixo do nível 2 em matemática - patamar mínimo para os alunos exercerem sua cidadania.

Matemática para a vida

"Quando perguntamos às pessoas se é importante aprender matemática a resposta imediata é sim!

Dificilmente ouviremos algo diferente. Se em seguida perguntamos porque é importante aprender matemática, é quase certo que ouviremos que esse componente é útil para a vida.

Não há discordância de que a matemática seja útil para a vida, uma vez que saber matemática permite organizar as finanças pessoais e familiares, analisar as taxas de juros do cartão de crédito e saber como evitá-las. Saber matemática melhora a atuação profissional mesmo em áreas nas quais ela não é tão evidente. Para ficar em alguns poucos exemplos, imaginemos a falta que faz não saber medidas de capacidade para um auxiliar de enfermagem? Sem mencionar a importância de saber ler e analisar informações numéricas expressas em gráficos e tabelas para entender, em um cenário amplo de mercado, a posição da empresa que se gerencia, ou na qual se trabalha.

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Foto © Acervo Pessoal Katia Smole

 

No entanto, há outras implicações para a vida de quem sabe matemática que, muitas vezes, não podem ser medidas em aplicações diretas no cotidiano, nem tampouco em uma prova. São as habilidades de pensamento que se desenvolvem em um cenário de aprendizagem matemática para além de conhecimentos pontuais. Aprender matemática por investigação e problematização amplia o raciocínio crítico, a capacidade de argumentar com fundamentação, de analisar uma situação sob vários pontos de vista, de ter resiliência e autoconfiança. Esse segundo conjunto de saberes justificam mesmo a afirmação que a matemática serve para a vida, mas uma vida que vai além da própria matemática e seus conhecimentos específicos.”

Katia Stocco Smole - Professora de matemática e diretora do Mathema

Soluções para todos

Sabemos que os desafios na educação matemática acontecem em todas as regiões e, por isso, precisamos pensar em soluções do tamanho do Brasil

Nós acreditamos que um sistema educacional aberto à inovação e com foco na aprendizagem precisa ser pensado como um ecossistema. Este ecossistema envolve desde o desenvolvimento de soluções inovadoras, apoio a professores e infraestrutura até uma política efetiva de conectividade.

É fundamental garantir que as tecnologias educacionais sejam realmente inclusivas. Por exemplo: se contarmos com excelentes soluções online, mas nossas escolas não tiverem acesso ou se este acesso depender do nível socioeconômico das famílias, as  tecnologias podem gerar mais desigualdade e exclusão do que inclusão. É nesse sentido que debatemos o tema da internet nas escolas e a implementação de soluções digitais em redes públicas de todo o Brasil.

Acreditamos e apoiamos

Entre as nossas iniciativas está o programa Inovação nas Escolas, que leva diferentes tecnologias para as escolas e ajuda a formar professores. E uma das plataformas do programa é a Khan Academy, a maior do mundo para aprender e ensinar matemática gratuitamente. A Khan Academy veio ao Brasil em 2012 com o nosso apoio e já ajudou mais de 5 milhões de brasileiros. Pelo programa, foi implementada em mais de 1000 escolas, chegando em milhares de alunos e professores.

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Foto EMEF Luiz Zillo © A professora Eliana e os alunos do 5º b completaram todas as habilidades nos fundamentos da matemática usando a Khan Academy

Também apoiamos o Instituto de Matemática Pura e Aplicada e a Sociedade Brasileira de Matemática. A parceria resultou em formações continuadas para 436 pessoas e Olimpíadas regionais em 28 locais.

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Foto Leonardo Pessanha | Impa © Alunos brasileiros conquistaram 5 medalhas de prata e uma de bronze na 57º Olimpíada Internacional de Matemática

Para transformar, precisamos aprender

Estamos conversando e mergulhando na realidade de alunos, professores e secretarias

Acreditamos que a inovação é um dos caminhos para ampliar o acesso à educação, apoiar o aprendizado, complementar o processo de ensino e democratizar a informação. Nesse sentido, as tecnologias e ferramentas educacionais precisam estar a favor da rlemann-234ealidade das escolas, atendendo e contribuindo para necessidades reais. Pensando nisso, estamos conversando com centenas de educadores, realizando imersões em escolas, pesquisando e conversando com outras organizações do Brasil inteiro. Afinal, para desenvolver ou apoiar soluções efetivas precisamos conhecer a fundo quem vai utilizá-las.

Desde o começo do ano, estamos entrevistando professores de matemática do 5º e 6º ano, alunos do 5º ano e secretarias públicas de educação.  Dessa vez, o foco foi no tema da matemática. A ideia é mergulhar nos desafios no processo de ensino e aprendizagem de matemática: entender o cotidiano, identificar oportunidades, buscar soluções inovadoras e trabalhar para apoiar milhares de educadores e alunos com estas soluções. Veja agora o que já aprendemos!

Alunos querem ter a capacidade de fazer o que não faziam antes ao aprender matemática

Foi o que aprendemos conversando com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Eles também precisam de ajuda para ter confiança para aprender a matéria e não ficar para trás. Nossos principais aprendizados foram:

✓ Feedbacks mais frequentes sobre a evolução do aluno em relação ao que ele está aprendendo ajudam na motivação (e nem sempre a nota da prova é percebida como feedback).

✓ Alunos querem conseguir se concentrar e apontam que a bagunça e conversa na sala de aula atrapalham a concentração.

✓ Alunos nessa faixa etária (10 e 11 anos) querem ajuda para a resolução de exercícios e atividades apresentadas na aula.

“É bom aprender coisas novas, porque você aprende toda a matéria que a professora passa, principalmente a divisão de números grandes.” (Aluno da E.E Hadla Feres)

 

Professores querem boas práticas pedagógicas para preparar aulas que garantam a aprendizagem de todos os alunos

Ao conversar com professores do 5º e 6º ano percebemos que a formação é um dos grandes desafios. Muitos também se preocupam com o atendimento individualizado dos alunos e gostariam de ajuda para preparar aulas efetivas e diferentes para engajar a turma. Nossos principais aprendizados foram:

 ✓ Falta de conhecimento em práticas pedagógicas para ensinar matemática impacta na confiança do professor para planejar e executar aulas com objetivos pedagógicos claros.

✓ Professores enxergam valor na possibilidade de identificar, acompanhar e atuar sobre dificuldades dos alunos de forma individual, focada e rápida.

✓ Existe um desafio para executar aulas de 50 minutos que garantam a aprendizagem de uma turma com 35 a 40 alunos com diferentes tipos de dificuldades.

“Matemática é um bicho de sete cabeças para todo mundo, para professor e aluno. Faltam práticas pedagógicas para ensinar matemática. Na graduação de pedagogia, só aprendi teoria.”  (Professora da EMEF Vicente Bernardett)

Secretarias querem ajuda para formar bons professores de matemática

Fazer uma formação eficiente e direta com os professores - evitando muitos intermediários - é um dos desafios das secretarias. Elas também querem apoiar o professor não apenas na didática, mas também no conteúdo. Nossos principais aprendizados foram:lemann-234

✓ Secretarias têm dificuldade em acompanhar quantos professores realizam suas formações para entender o impacto de cada uma delas.

✓ É necessário levar formações que façam sentido aos professores, apresentando conteúdos e formatos que sejam efetivamente usados e aproveitados por eles.

✓ Existe grande dificuldade em acompanhar como o conteúdo e as práticas são usados efetivamente em sala de aula - e o que está funcionando.

Pais querem participar da educação de seus filhos

Entrevistamos pais de alunos do 4º ao 6º ano. Eles demonstram interesse em participar da educação do filho, mas há barreiras associadas ao tempo e à comunicação com o filho e com a equipe da escola.

✓ Pais sentem falta de comunicados simples dos professores para que eles possam ajudar no suporte aos aprendizado dos filhos.

✓ Apesar da falta de tempo, pais têm interesse em acompanhar a aprendizagem e comportamento dos filhos na escola

✓ Pais gostariam de saber da escola como podem participar e apoiar mais a educação de seus filhos

“Quero saber orientar meu filho quando necessário.” (Mãe de aluno)

“Quero ficar atenta para saber se nada está acontecendo de errado.” (Mãe de aluna)

Seguimos conversando e aprendendo cada vez mais para buscar soluções que ajudem na educação matemática de todos os alunos!

O que uma boa tecnologia educacional precisa ter?

Veja as principais características buscadas por professores e alunos

Alunos

Seus desafios são: concentração nas aulas, lembrar passo a passo sobre como fazer exercícios e ter confiança e motivação para estudar.

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Professores

Seus desafios são: encontrar materiais e referências de aulas que deram certo com outros professores, acessar uma variedade de recursos físicos e digitais para complementar aulas - tudo isso sem perder o tempo certo de cada lição.

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Matemática pode ser inovadora!

Conheça duas histórias de professores que trabalham a matemática de um jeito novo e inspirador

Greiton Toledo de Azevedo é professor de matemática na escola Municipal Irmã Catarina Jardim Miranda, em Senador Canedo (GO). Descontente com o modo que a matéria era ensinada aos alunos, já que não usava todo o potencial das crianças e adolescentes para pensar matematicamente, ele elaborou o projeto Mattics. A ideia é contribuir no entendimento da estrutura computacional e estimular o desenvolvimento do raciocínio matemático dos estudantes. No projeto, a plataforma Scratch é utilizada para atingir os dois objetivos, permitindo a criação de um game de forma problematizada. Mattics contribui para formação do aluno mostrando que matemática é uma maneira de ver o mundo e construir novas possibilidades, possibilita desenvolvimento do espírito investigativo, o raciocínio lógico, a criatividade e autonomia. Com essa iniciativa, Greiton foi um dos finalistas do Prêmio Educador Nota 10 - organizado pela Fundação Victor Civita e apoiado pela Fundação Lemann. Em 2017, o Mattics ampliarpa suas ações para mais escolas públicas e pretende auxiliar no tratamento de mal de parkinson, pensando em uma formação mais humana e corresponsável.

Rafael Procopio é professor youtuber e faz parte do Youtube Edu, uma parceria entre o Google e a Fundação Lemann. A vontade de ser professor já existia desde a adolescência, mas foi produzindo vídeos com conteúdos matemáticos que Rafael percebeu que poderia tornar o mundo a sua sala de aula). Ultrapassando a fronteira dos espaços físicos da escola, Rafael lançou o canal Matemática Rio. Hoje, já tem mais de de 38.000.00 aulas assistidas e se comunica com mais de 800.000 alunos que descobrem que a matemática pode ser descomplicada e divertida!