Encontro Anual de Fellows e Imersão de Talentos 2016

Lemann Fellows e Talentos da Educação se reúnem para três dias de aprendizados, conexões, atividades mão na massa e aceleração de projetos que visam transformar o Brasil

Um encontro, três dias intensos, mais de 170 profissionais altamente comprometidos com a melhoria do Brasil e inúmeros aprendizados. Entre os dias 01 e 03 de julho, realizamos o Encontro Anual de Lemann Fellows e a Imersão de Talentos da Educação. O evento foi uma oportunidade de juntar pela primeira vez as duas redes apoiadas pela Fundação Lemann.

Com diferentes perfis e focos de atuação, as duas redes têm um importante ponto em comum: contribuir com projetos que ajudam a resolver os principais problemas sociais do Brasil. Durante a imersão, os participantes conheceram grandes personalidades e puderam compartilhar ideias, colocar a mão na massa, acelerar projetos e — acima de tudo — fortalecer conexões.

1.lf

“Gente boa atrai gente boa. Aqui conectamos pessoas que querem transformar o país. Eu realmente acredito que é possível causar essas mudanças.”

Jorge Paulo Lemann, Presidente do Conselho da Fundação Lemann

Do propósito à prática

Este ano, convidamos Laura Freebairn-Smith, professora de Yale e facilitadora pela Organizational Performance Group, para conduzir a agenda e encontros. Para as dinâmicas, nossa proposta foi uma metodologia com passo a passo que oferece clareza em cada etapa do projeto.

lauraok

A metodologia permite entender desde a importância e essência do trabalho até as diferentes formas de colocá-lo em prática. Ao longo dos dias, o conceito foi aplicado em várias atividades.

Jorge Paulo Lemann entrevista nossos líderes

No 1º dia, Talentos da Educação e Lemann Fellows se reuniram para a abertura do evento. Após conhecerem Denis Mizne (diretor-executivo da Fundação Lemann), aproveitaram uma sessão com Jorge Paulo Lemann, que comentou sobre o que tem visto de interessante ao redor do mundo e entrevistou alguns de nossos líderes.

jp lideres

“Se pudessem priorizar uma reforma para o Brasil voltar a crescer, por onde começariam?”
Pergunta de Jorge Paulo Lemann para nossas redes

Durante o encontro, ele reforçou a importância de reduzir a desigualdade para que as pessoas tenham a mesma oportunidade de alcançar o máximo de seu potencial. Além disso, falou sobre inovação, empreendedorismo, contexto social e a união das duas redes. No momento de entrevista, quatro líderes subiram ao palco e discutiram as perguntas feitas por Jorge Paulo Lemann. O restante da sala também debatia e opinava em torno das questões.

Assista abaixo trecho do bate-papo com Jorge Paulo Lemann.

Trajetórias de impacto, política e bate-papo com Chico Soares

No começo do 2º dia, os Lemann Fellows conheceram as trajetórias de Marivaldo de Castro Pereira (ex-Secretário Executivo do Ministério da Justiça), Raul Henry (vice-Governador de Pernambuco) e Vinicius Marques de Carvalho (Lemann Fellow e ex-Presidente do Cade). Os três contaram sobre suas formações e caminhos na política e setor público, abordando desde os aspectos burocráticos até a vida eleitoral.

Ao mesmo tempo, os Talentos da Educação viviam uma conversa inspiradora com Chico Soares (ex-presidente do INEP). Chico falou sobre a situação educacional e os desafios do ensino com dados de aprendizagem e temas como a desigualdade e a Base Nacional Comum Curricular. Em uma conversa profunda e comovente, respondeu a perguntas do grupo e arrancou lágrimas de quase todos os participantes.

trajetorias

"Na educação, nós precisamos transformar o que é concreto na vida das pessoas."
Chico Soares

No final da manhã, as redes se reuniram para a palestra de Paulo Câmara. O Governador de Pernambuco apresentou resultados os índices do estado, tomada de decisões na carreira política, tecnologia e empreendedorismo.

paulo

“Na política, é necessário ser um pouco gestor e um pouco político para lidar com os problemas. O desafio do dia a dia é saber dosar.”
Paulo Câmara

Acelerar, potencializar e concretizar projetos

Além de se inspirarem e conhecerem grandes personalidades, os Lemann Fellows colocaram a mão na massa com diversos Grupos de Trabalho. A ideia era acelerar o desenvolvimento de projetos e potencializar os que já estão em andamento.

• Camila Lajolo incentivou um grupo de saúde para discutir a segurança do paciente

• Na piscina, José Frederico Lyra Neto e Pedro Cristo discutiram sobre candidatura independente

• Joice Toyota e Marco Camargo, da Vetor Brasil, levantaram o debate de como jovens interessados em impacto social em escala no governo podem começar

• Guilherme Almeida liderou o grupo que discutia a transparência de dados públicos

• Renan Ferreirinha e Tábata Amaral falaram sobre o Mapa nas Eleições, um novo projeto do Mapa na Educação

• A fundadora do Ensina Brasil, Eria Butow, conversou sobre o engajamento da comunidade escolar em seu projeto

• Fred Amancio falou sobre a educação pública de Pernambuco

Empatia na educação

Enquanto isso, os Talentos da Educação realizavam uma roda super interessante com o tema “Empatia para Mudar a Educação”. A conversa foi conduzida por Maxwill Braga (Talento da Educação) e Felipe Michel Braga (Talento da Educação, Lemann Fellow e Coordenador de Políticas Educacionais na Fundação Lemann).

maxmichel

“Na dinâmica, exercitamos nossa habilidade de dialogar no ecossistema educacional.
Falando a partir das perspectivas das escolas, governos, empresas e terceiro setor, discutimos temas como financiamento e escalabilidade de projetos educacionais. Aprendemos sobre o ponto de vista de cada um e sobre como queremos promover a educação das crianças e jovens no Brasil.”
Felipe Michel Braga

Jovens Embaixadores

Nosso encontro também foi especial por receber dois Jovens Embaixadores do Programa Lemann Fellowship. Em busca de universitários que queiram mudar o Brasil, conhecemos Abidan Henrique da Silva e André Servaes. Eles participaram de um concurso explicando como mudariam o país e foram selecionados entre centenas de jovens. Os dois participaram de cada momento do Encontro Anual 2016 e ganharão mentoria dos nossos Lemann Fellows.

jovens

"Participar desse encontro foi, de longe, a experiência mais impactante da minha vida. A Fundação Lemann me mostrou um mundo novo de oportunidades e de pessoas com as quais eu
posso trabalhar num futuro próximo e me inspirar no presente."
Abidan Henrique

“Quando acordei no avião, de volta à ilhazinha na costa sul do Brasil, eu já não era mais o mesmo. Mais do que minha bagagem despachada, carregava agora uma bagagem de ideias
e inspiração, mais valiosas do que qualquer item na bagagem física.”
André Servaes

Ao chegar no evento, André lembra que primeiramente ficou intimidado por conhecer pessoas com habilidades excepcionais e histórias impactantes. Depois, a inspiração tomou conta e o acolhimento, a conversa e conexão com os participantes serviram para que ele percebesse que sim, é possível transformar o Brasil. O Jovem Embaixador diz que só percebeu o quanto aprendeu quando estava voltando para sua cidade natal — Florianópolis.

Abidan relata seus aprendizados com a mesma intensidade e explica como este encontro impactou em seus planos. Agora, ele quer redirecionar sua vida para trabalhar com política e segue inspirado para contribuir com a educação do país.

Conheça mais sobre os selecionados aqui!

Compartilhando experiências e conhecimentos

O Encontro Anual e Imersão 2016 também proporcionou muitos momentos de interações e palestras livres para as redes. Os participantes podiam escolher seus temas de maior interesse e colaborar ativamente nas discussões.

• O professor Ricardo Madeira falou sobre discriminação racial nas escolas a partir de sua pesquisa que compara as notas atribuídas pelos professores em sala de aula com o desempenho dos alunos em provas padronizadas.

• Teca Pontual, subsecretária de educação de Salvador, recebeu mais de 40 participantes a fim de escutar sobre a lei de responsabilidade fiscal e os desafios da gestão do orçamento público na prática.

• Outro tópico importante foi o desenvolvimento sustentável, conduzido por Marcelo Furtado — engenheiro químico, diretor executivo do Instituto Arapyaú e ex-diretor do Greenpeace.

• A consultora, professora e co-fundadora da ONG Pró-Mundo, Patrícia Ellen da Silva, trouxe para debate o movimento Brasil 2030 e um diagnóstico da situação atual do país, além de uma primeira visão das aspirações do que seria o Brasil ideal em 2030.

• O modelo Liberal Arts no Ensino Superior foi o tema da sala de Marcelo Knobel. Ele é Diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia e professor titular do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp.

Cabeça, coração e pés

No último dia, aconteceu o desafio “Cabeça, coração e pés”. A ideia foi captar a essência do encontro e as mudanças que o evento provocou dentro dos particpantes. Do pensamento ao sentimento, chegando até a ação, nossos Lemann Fellows e Talentos da Educação compartilharam o que querem fazer com os aprendizados e experiências desses três dias juntos.

coracao

Nosso Encontro em imagens

Veja na galeria abaixo mais detalhes e momentos do Encontro Anual de Fellows e Imersão de Talentos 2016.

• Os participantes chegando para três dias intensos de aprendizados!

• Muitas criações com átomos coloridos que ficavam nas mesas dos participantes.

• É hora de se conhecer! A biografia de cada Fellow e Talento ficou disponível para todos.

• Hora de descontrair com um delicioso happy hour

• Ainda no happy hour: muitas risadas e conexões

• Ideias à vista: para refletir e compartilhar

• Momento de alegria na formação com os conceitos básicos para ser um facilitador