Introdução ao Ensino Híbrido:
personalização e tecnologia na educação

Conheça os cursos

Tecnologia conectando alunos e professores em busca do melhor aprendizado

Ensino conectado à vida contemporânea

Cada vez mais, a sala de aula precisa se adaptar a rotinas ligadas à tecnologia. O Ensino Híbrido envolve a utilização das tecnologias com foco na personalização das ações de ensino e de aprendizagem, apresentando aos educadores formas de integrar tecnologias digitais ao currículo escolar. Além disso, essa abordagem apresenta práticas que integram o ambiente online e presencial, buscando que os alunos aprendam mais e melhor!

A Fundação Lemann e o Instituto Península trabalham juntos para desenvolver cursos e diversos conteúdos sobre Ensino Híbrido, abordando desde a otimização do espaço escolar até estratégias eficazes para verificação de aprendizagem. Além dos cursos online, o livro "Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação" apresenta nossas contribuições para professores que querem inovar, integrando as tecnologias digitais ao dia a dia de sua sala de aula.

O Ensino Híbrido propõe:

  • Maior engajamento dos alunos no aprendizado
  • Melhor aproveitamento do tempo do professor
  • Ampliação do potencial da ação educativa visando intervenções efetivas
  • Planejamento personalizado e acompanhamento de cada aluno
  • Oferta de experiências de aprendizagem que estejam ligadas às diferentes formas de aprender dos alunos
  • Aproximação da realidade escolar com o cotidiano do aluno.

Para quem

Professores que buscam otimizar o uso da tecnologia na educação, aprimorando e integrando novas ferramentas ao currículo escolar.

Cursos

O curso sobre Ensino Híbrido tem como objetivo apresentar estratégias de personalização das ações de ensino e aprendizagem por meio da integração das tecnologias digitais no dia a dia da escola.

Totalmente online, o curso estimula a experimentação e o compartilhamento de experiências entre todos os participantes, além de apresentar resultados de experiências práticas realizadas no Brasil.

Trata-se de um curso feito por professores, para professores, desenvolvido em parceria com o Instituto Península e que tem apoio do Clayton Christensen Institute, uma das mais renomadas instituições que disseminam o Ensino Híbrido no mundo.

O curso Ensino Híbrido é oferecido em diferentes modalidades. Conheça as opções abaixo e saiba como se inscrever!

Opções de cursos

Introdução ao Ensino Híbrido

Curso online, com 20 horas de duração, apresenta vídeo aulas e avaliações virtuais. Certificado pela Kroton, maior grupo educacional do mundo. Veja os detalhes.

Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação

Com 40 horas de duração, o curso online apresenta videoaulas, quizzes, fóruns de revisão entre pares e fóruns de discussão. A certificação é opcional e oferecida pelo Coursera. Saiba mais.

Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação (com tutoria)

Com 80 horas de duração, distribuídas entre videoaulas, quizzes, materiais complementares, fóruns de discussão e revisão entre pares. Conta com o acompanhamento de tutoria especializada para o planejamento de aulas híbridas, além de dois encontros, presenciais ou a distância. Certificado pelo Instituto Singularidades, acontece em duas edições durante o ano. Saiba mais.

Recursos para o Ensino Híbrido

Para educadores que querem começar a usar plataformas inovadoras na sala de aula, criamos também quatro novos cursos. Eles apresentam recursos digitais e explicam como integrá-los aos conteúdos escolares para que você comece a planejar aulas utilizando o Ensino Híbrido. Clique aqui para conhecer estas ferramentas!

Mais ferramentas

Além disso, destacamos o aprenda.online, uma plataforma única, sinônimo de educação de alta qualidade e que concentra em um só lugar as melhores plataformas e aplicativos educacionais já mapeados por um time de curadores e parceiros especialistas.

Outra opção para mergulhar no Ensino Híbrido é conhecendo os três cursos que explicam para educadores como usar a Khan Academy, o Programaê! e o Google Apps for Business. Eles estão disponíveis no Coursera.

Comece a aprender agora mesmo!

O livro

Organizado por Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani

O livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação é resultado das reflexões do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido criado pela Fundação Lemann e Instituto Península. Formado por professores de escolas públicas e privadas ao redor do Brasil, o grupo vivenciou as possibilidades de implementação do modelo Ensino Híbrido na realidade brasileira a partir da proposta do Instituto Clayton Christensen.

A iniciativa busca compartilhar com o maior número possível de educadores as experiências bem-sucedidas de personalização do ensino, utilizando a tecnologia como facilitadora e potencializadora desse processo. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação pode ser adquirido pelo site da editora.

Histórias

Eric Rodrigues, professor de História, e a experiência do Ensino Híbrido

Eric Rodrigues é professor de História da rede municipal do Rio de Janeiro. Em 2014, o professor estava incomodado com a forma que suas aulas estavam sendo conduzidas e resolveu inscrever-se para participar do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, iniciativa da Fundação Lemann e do Instituto Península. Desde então, Eric tem conseguido oferecer diferentes experiências de aprendizagem aos seus alunos, envolvendo muito mais a turma com os conteúdos estudados, por meio de estratégias metodológicas do Ensino Híbrido, como rotação individual e sala de aula invertida. Os resultados não poderiam ser melhores: maior engajamento e interesse dos estudantes e diminuição no índice de reprovação.

Eric foi palestrante do Transformar 2015 e, juntamente com uma de suas alunas, fez um relato incrível sobre o potencial do Ensino Híbrido na ampliação do potencial de uso das tecnologias digitais em sala de aula, possibilitando ações de personalização do ensino e da aprendizagem.

Izabel de Souza transforma a sala de aula com a Khan Academy

Izabel de Souza atua na rede municipal de ensino de Ferraz de Vasconcelos (SP) e destacou-se pelo uso da plataforma Khan Academy e de redes sociais como forma de potencializar o engajamento de seus alunos. Izabel encontrou formas de dinamizar suas aulas por meio da utilização de diferentes recursos digitais e, como é possível identificar no relato de seus alunos, a motivação dos estudantes e a diminuição das dificuldades na aprendizagem em matemática foram evidentes!

Ela contou sua experiência no Transformar 2015.

Realização