Estudos e Pesquisas

Para transformarmos a educação, todas as decisões devem ser baseadas em evidências

Por que fazemos pesquisas?

A Fundação Lemann acredita que todas as decisões deveriam ser baseadas em evidências, por isso, nossas pesquisas buscam:

- Identificar e replicar boas práticas no Brasil
- Apoiar uma discussão qualificada sobre importantes temas do debate educacional

Obedecendo a três critérios:

- Atenção ao contexto educacional
- Rigor metodológico
- Aplicabilidade (a pesquisa tem que ajudar o público-alvo)

Nossos estudos e pesquisas

whatsapp-01Excelência com Equidade

Mapeamento de práticas de escolas públicas que conseguiram bons resultados educacionais com alunos de baixo nível socioeconômico

whatsapp-01 Conselho de Classe

Pesquisa de opinião com professores de escolas públicas de todo o Brasil sobre os principais desafios do cotidiano e políticas educacionais

whatsapp-01Como garantir um bom professor todos os dias na sala de aula?

Quatro pesquisas apoiadas pela Fundação Lemann sobre atratividade da carreira docente, clima escolar, bônus por desempenho e um estudo do 6º ano experimental do Rio de Janeiro.

whatsapp-01Projeto de Vida

A pesquisa analisa a relação entre o que é estudado em sala de aula e o que os jovens necessitam para a vida adulta e mostra que a escola, com os conteúdos ensinados hoje, prepara muito pouco o aluno para a vida em sociedade.

whatsapp-01Centro Lemann

O Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira em Stanford, criado pela Fundação Lemann, busca ampliar ainda mais a investigação e o diálogo sobre a educação brasileira.