Gestão de Sala de Aula

Formação gratuita de professores com foco na prática em sala de aula

Professores preparados para os desafios da sala de aula

Um curso gratuito de formação prática para facilitar a atuação de educadores

Professores encontram, diariamente, uma série de dificuldades em sala de aula. O curso Gestão de Sala de Aula, desenvolvido pela Fundação Lemann e Elos Educacional, é oferecido para professores e equipes gestoras (diretor e coordenador pedagógico) para que juntos possam trabalhar na superação destes desafios a partir de situações práticas e reais, com objetivo garantir uma cultura escolar de planejamento e observação da sala de aula, com altas expectativas de aprendizagem para todos os alunos e melhor uso do tempo.

O curso foi elaborado a partir dos princípios do livro Aula Nota 10: 49 Técnicas para Ser um Professor Campeão de Audiência, escrito pelo pesquisador norte-americano Doug Lemov e traduzido pela Fundação Lemann. Lemov observou mais de cinco mil salas de aulas com bons índices de aprendizado nos Estados Unidos e identificou boas práticas dos professores que alcançaram resultados significativos no ensino de seus alunos.

O Gestão em Sala de Aula é oferecido em diferentes modalidades e já formou e aprimorou as técnicas de mais de 800 professores.

Conheça as modalidades do curso

O curso Gestão de Sala de Aula é oferecido em diferentes modalidades. Conheça e saiba como se inscrever:

Curso online e gratuito para professores do ensino básico de redes públicas de educação

Focada no dia a dia do professor em sala de aula, esta modalidade é totalmente online e gratuita e tem conteúdo direcionado a professores em seu dia a dia, desde a maneira engajadora de receber os alunos na porta, preparando-os para a aula do dia, até práticas para que o professor aprimore sua didática constantemente, mudando a maneira como dá aulas expositivas. Oferecido apenas para professores do ensino básico de redes públicas de educação. As inscrições já estão encerradas.

Curso semi presencial e gratuito para diretores e coordenadores pedagógicos de redes públicas de educação

Para apoiar o professor em sua função, os diretores e coordenadores pedagógicos também podem participar da modalidade semi presencial do Gestão de Sala de Aula. Além do conteúdo sobre práticas e estratégias em sala de aula, este curso traz uma seção sobre observação e feedbacks para que o gestor possa de fato acompanhar a atividade do professor e auxiliá-lo. Em 2015, cerca de 1.500 educadores estão cursando esta versão do Gestão de Sala de Aula. Novas inscrições serão abertas para 2016.

Curso livre online

Chamado Dinâmica e prática em sala de aula, é oferecido em parceria com a Unopar, e pode ser adquirido e cursado a qualquer tempo e por qualquer interessado. Comece agora.

Workshop
Para turmas de até 35 professores e gestores escolares, tem duração de 16 horas e pode ser contratado por Secretarias de Educação, escolas particulares ou organizações não governamentais. Realizado em parceria com a Elos Educacional.

Parceria com o Banco Mundial
O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará e do Banco Mundial, prevê formação de gestores e professores, observação de sala de aula e feedback estruturado para as equipes de 175 escolas estaduais no Ceará. 4.710 professores e aproximadamente 140.000 alunos serão impactados.

Área dos cursistas

Informe seu login e senha para ter acesso ao conteúdo restrito do programa

Usuário: Senha:
ACESSAR

Conheça as idealizadoras e coordenadoras do Gestão de Sala de Aula

Claudia Zuppini Dalcorso
 é Mestre em Educação pela PUC-SP, com pesquisa sobre Formação de Professores. Formou-se em Pedagogia com Especialização em Ensino Fundamental pela FEUSP/USP e em Gestão Escolar pela UFABC FEUSP/USP. Tem 26 anos de experiência em educação como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e como diretora de escola. Atuou como consultora educacional na assessoria de planejamento na Secretaria de Educação de Diadema, em vários projetos voltados para gestão escolar e formação de professores em parceria com o Conselho Britânico, Microsoft e o Instituto Crescer. Foi professora no curso de pós-graduação para gestores escolares na Universidade Anhembi-Morumbi e professora nos cursos de pedagogia na PUC/SP. Foi premiada em 2007 com o Prêmio Escola Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita da Revista Nova Escola/Editora Abril, em sua primeira edição para gestores. É sócio-fundadora da Elos Educacional atuando em parceria com a Fundação Lemann na elaboração e coordenação dos Programas de Formação de Professores e Gestores.

Silvana Tamassia é mestre em educação pela PUC-SP, na linha de pesquisa sobre formação de professores. É formada em pedagogia com especialização em psicopedagogia e educação infantil pela UNIA. Tem 23 anos de experiência na área da educação, a maior parte deles como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e coordenadora em escola pública. Foi premiada em 2007 com o Prêmio Escola Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita da Revista Nova Escola/Editora Abril, na sua primeira edição para gestores. Foi professora no curso de pós-graduação para gestores escolares na Universidade Anhembi-Morumbi e em cursos de Pedagogia no programa PARFOR pela PUC/SP e na Faculdade de Diadema. É sócio-fundadora da Elos Educacional atuando em parceria com a Fundação Lemann na elaboração e coordenação dos Programas de Formação de Professores e Gestores.