Gestão para a Aprendizagem

Um programa que apoia redes do Brasil inteiro, transforma escolas e ajuda a construir o futuro dos alunos

Apoio a redes públicas para alcançar bons resultados de aprendizagem e uma educação de excelência a todos
os alunos

O Gestão para a Aprendizagem é uma parceria da Fundação Lemann com estados e municípios de todo o país. Com duração de dois anos, o programa atua de forma integrada em quatro níveis da rede ao apoiar desde lideranças pedagógicas da secretaria até professores que estão diariamente na sala de aula. Criando estratégias para secretarias de educação junto aos gestores das escolas, as ações são alinhadas com um objetivo comum: melhorar a aprendizagem dos alunos.

Na voz dos participantes

Para melhorar a aprendizagem precisamos estar ao lado de quem vive e faz a educação acontecer todos os dias!

Assista ao vídeo para conhecer os depoimentos de redes públicas de ensino que já participam do programa.

O que as redes participantes recebem da Fundação Lemann?

VisaoGAP

Com o programa, nós buscamos apoiar as redes públicas de ensino para que:

✓ Todos os alunos tenham  a oportunidade de uma aprendizagem de qualidade
✓ Os professores recebam apoio para desenvolver e melhorar suas práticas pedagógicas continuamente
✓ Os diretores e coordenadores desempenhem um papel chave na formação dos professores e na implementação do currículo em suas escolas
✓ A equipe técnica da secretaria possa atuar de forma próxima às escolas e apoiar seu trabalho
✓ A liderança da secretaria possa desenvolver políticas públicas e estratégias para apoiar todas as escolas da rede no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

Sendo assim, as frentes de atuação do programa são:
- Apoio para melhoria de práticas de gestão da rede com planejamento estratégico, gestão para resultados e acompanhamento das ações
- Apoio na melhoria de processos pedagógicos na rede, incluindo currículo, materiais didáticos, avaliação, acompanhamento pedagógico e formações
- Formações para diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, formadores da secretaria e equipes técnicas da secretaria.

Redes apoiadas pelo programa

Nós já apoiamos 14 redes e mais de 170 mil alunos ao redor do Brasil. São elas:  Ribeirão Preto (SP), Guarulhos (SP), Taubaté (SP), Campos do Jordão (SP), Franca (SP), Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Ponta Grossa (PR), Castro (PR), Novo Gama (GO) e as redes estaduais de Alagoas, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte.

mapagap

Em agosto de 2017, oito redes completam 1 ano de programa com a gente. Conheça o que elas já transformaram em suas secretarias e escolas em nosso primeiro aniversário!