Gestão para a Aprendizagem

Inscreva sua rede, transforme escolas
e ajude a construir o futuro dos alunos

Leia o edital

Apoio a redes públicas para alcançar bons resultados de aprendizagem e uma educação de excelência a todos os alunos

O programa ​Gestão para a Aprendizagem contribui para o aprendizado dos alunos das redes públicas parceiras por meio de consultoria em gestão pedagógica aliada à formação de educadores.

Esta iniciativa visa empoderar secretarias de educação e escolas a diagnosticarem suas reais necessidades e articularem suas ações em uma intervenção pedagógica com duração de dois anos. Esta edição do programa é exclusivamente dedicada aos níveis de ensino Fundamental e Médio.

O ​Gestão para a Aprendizagem possui as parcerias técnicas da Elos Educacional, especializada no desenvolvimento e execução de programas de formação de educadores, e de consultores especialistas em soluções de gestão pedagógica para secretarias de educação. A Elos Educacional é parceira da Fundação Lemann no processo de seleção de redes, formação de educadores e no desenvolvimento e acompanhamento dos planos de ação implementados nas escolas. Os consultores atuam como parceiros na elaboração de diretrizes estratégicas para a gestão pedagógica das secretarias, com apoio na elaboração e monitoramento dos planos de ação implementados pela secretaria de educação.

O que as redes participantes recebem da Fundação Lemann?

Consultoria em gestão pedagógica para a liderança pedagógica da secretaria e equipe técnica de acompanhamento pedagógico das escolas, com objetivo de desenvolver diretrizes estratégicas, rotinas e instrumentos gerenciais focados em resultados de aprendizagens. Os eixos norteadores do trabalho da consultoria são: diagnóstico, elaboração e implementação do plano de ação da secretaria e avaliação.

Formação de gestores escolares e técnicos pedagógicos da secretaria: formação continuada de equipes gestoras das escolas (diretores e coordenadores pedagógicos) com duração de dois anos nos formatos presencial e online, para a atuação pautada em gestão estratégica com foco em resultados de aprendizagem dos alunos. A equipe técnica da secretaria de educação responsável pelo acompanhamento pedagógico das escolas também participa do processo formativo. A Fundação Lemann e a Elos Educacional vão emitir certificado para os educadores que completarem o requisito mínimo previsto para atividades de formação.

Formação de professores: profissionais da secretaria de educação responsáveis por formação de professores participam de um curso, no formato presencial e online, que visa capacitá-los a liderar formações presencias com os professores da rede para a atuação em gestão de sala de aula com perspectiva de aprimoramento da prática docente. Os professores da rede também recebem formação continuada nesta temática em formato online com módulos semestrais.

Como participar?

As inscrições para o programa Gestão para a Aprendizagem estão encerradas, e a edição do ​Gestão para a Aprendizagem que já está em andamento ocorrerá ao longo de dois anos (julho 2016 a julho 2018).

Leia o edital completo

Equipe

Conheça os idealizadores e coordenadores do Gestão para a Aprendizagem


Claudia Zuppini Dalcorso
é formada em Pedagogia com Especialização em Ensino Fundamental pela FEUSP/USP e em Gestão Escolar pela UFABC FEUSP/USP. Também é Mestre em Educação pela PUC-SP, com pesquisa sobre Formação de Professores. Tem 26 anos de experiência em educação como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e como diretora de escola. Atuou como consultora educacional na assessoria de planejamento na Secretaria de Educação de Diadema, em vários projetos voltados para gestão escolar e formação de professores em parceria com o Conselho Britânico, Microsoft e o Instituto Crescer. Foi professora no curso de pós-graduação para gestores escolares na Universidade Anhembi-Morumbi e atualmente é professora nos cursos de pedagogia na PUC/SP. Foi premiada em 2007 com o Prêmio Escola Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita da Revista Nova Escola/Editora Abril, em sua primeira edição para gestores. Consultora educacional da Fundação Lemann no programa Gestão de Sala de Aula, é sócio-fundadora da Elos Educacional.

Raph Gomes Alves é professor da rede pública de Educação de Goiás. De 2011 a 2014,  coordenou a área pedagógica  da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, sendo um dos responsáveis pela elaboração e implementação  do Plano de Reforma Educacional Goiana. Neste período, ajudou o estado a conquistar as primeiras colocações no ranking do Ideb (1 Ensino Médio; 2 lugar no Ensino Fundamental 1 e Fundamental 2). Na secretaria,  liderou iniciativas  focadas no desenvolvimento curricular, avaliação, formação de professores e acompanhamento pedagógico das Escolas. Atualmente é Conselheiro do Conselho Estadual de Educação de Goiás, consultor educacional e membro do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular.

Silvana Tamassia é mestre em educação pela PUC-SP, na linha de pesquisa sobre formação de professores. É formada em pedagogia com especialização em psicopedagogia e educação infantil pela UNIA. Tem 23 anos de experiência na área da educação, a maior parte deles como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e coordenadora em escola pública. Foi premiada em 2007 com o Prêmio Escola Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita da Revista Nova Escola/Editora Abril, na sua primeira edição para gestores. Foi professora no curso de pós-graduação para gestores escolares na Universidade Anhembi-Morumbi e em cursos de Pedagogia no programa PARFOR pela PUC/SP e na Faculdade de Diadema. É sócio-fundadora da Elos Educacional atuando em parceria com a Fundação Lemann na elaboração e coordenação dos Programas de Formação de Professores e Gestores.

Parceiros