Gestão para a Aprendizagem

Curso para gestores escolares

Preparando para os desafios do dia a dia na escola

Um curso de formação prática para facilitar a atuação de diretores e coordenadores pedagógicos na gestão educacional da escola

Para ajudar as redes e escolas de todo o país a promoverem o aprendizado efetivo dos alunos, a Fundação Lemann e a Elos Educacional oferecem o Gestão para Aprendizagem para equipes de Secretarias de Educação, e gestores(as) escolares - diretores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as).

O programa visa promover uma cultura escolar de altas expectativas e uma gestão eficiente e democrática que tenha como foco o trabalho pedagógico para garantir que todos os alunos aprendam. Com mais de 300 gestores formados, em 2015, a Unesco reconheceu o programa Gestão para a Aprendizagem como uma das experiências inovadoras em formação de lideranças escolares na América Latina.

Para participar, é preciso se inscrever em um edital que abrimos periodicamente. A seleção para os participantes para o ano letivo de 2016 já está em andamento e as inscrições estão encerradas. Entretanto, você pode acessar o edital para conhecer os detalhamento dos benefícios, os requisitos e as contrapartidas necessárias para a seleção de participantes e o estabelecimento de parcerias.

Estrutura do curso

Dividido em módulo básico e um módulo com cinco opções de tema.

A formação segue a sequência:
(i) Encontro presencial;
(ii) Módulo obrigatório online sobre Gestão Estratégica;
(iii) Módulo opcional online (a equipe pode escolher entre cinco temas oferecidos);
(iv) Criação e implementação acompanhada de plano de ação na escola.

gap MAPA

O encontro presencial é o evento de lançamento do curso para as equipes gestoras. Tem 12 horas de duração distribuídas em três dias de atividades e a boa notícia é que, a partir de 2015, será oferecido em polos regionais, distribuídos por todo o Brasil. Depois disso, o curso é dividido em dois módulos: um obrigatório de gestão estratégica e um optativo.

Cada módulo do curso corresponde a 45 horas, com atividades de leitura, estudos, reflexão, interação online e atividades para serem realizadas na prática, para os quais os estudantes terão feedback de uma formadora especializada em gestão escolar.

Ao final do curso, é produzido um plano de ação. Para elaborá-lo e implementá-lo, os alunos receberão 45 horas de orientação de uma formadora.

Aprendendo online

Um dos primeiros cursos brasileiros no site, o Gestão para a Aprendizagem também está disponível online e gratuitamente no Coursera. Comece agora mesmo: coursera.org/learn/gestao-escolar

Área dos cursistas

Informe seu login e senha para ter acesso ao conteúdo restrito do programa

Usuário: Senha:
ACESSAR

Conheça as idealizadoras e coordenadoras do Gestão para a Aprendizagem

Claudia Zuppini Dalcorso
é formada em Pedagogia com Especialização em Ensino Fundamental pela FEUSP/USP e em Gestão Escolar pela UFABC FEUSP/USP. Também é Mestre em Educação pela PUC-SP, com pesquisa sobre Formação de Professores. Tem 26 anos de experiência em educação como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e como diretora de escola. Atuou como consultora educacional na assessoria de planejamento na Secretaria de Educação de Diadema, em vários projetos voltados para gestão escolar e formação de professores em parceria com o Conselho Britânico, Microsoft e o Instituto Crescer. Foi professora no curso de pós-graduação para gestores escolares na Universidade Anhembi-Morumbi e atualmente é professora nos cursos de pedagogia na PUC/SP. Foi premiada em 2007 com o Prêmio Escola Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita da Revista Nova Escola/Editora Abril, em sua primeira edição para gestores. Consultora educacional da Fundação Lemann no programa Gestão de Sala de Aula, é sócio-fundadora da Elos Educacional.

Silvana Tamassia foi premiada em 2007 com o Prêmio Escola Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita da Revista Nova Escola/Editora Abril, na sua primeira edição para gestores. Foi professora no curso de pós-graduação para gestores escolares na Universidade Anhembi-Morumbi e em cursos de Pedagogia no programa PARFOR pela PUC/SP e na Faculdade de Diadema.