Gestão para a Aprendizagem

Um programa que apoia redes do Brasil inteiro, transforma escolas e ajuda a construir o futuro dos alunos

Apoio a redes públicas para alcançar bons resultados de aprendizagem e uma educação de excelência a todos
os alunos

O Gestão para a Aprendizagem é uma parceria da Fundação Lemann com estados e municípios de todo o país. Com duração de dois anos, o programa atua de forma integrada em quatro níveis da rede ao apoiar desde lideranças pedagógicas da secretaria até professores que estão diariamente na sala de aula. Criando estratégias para secretarias de educação junto aos gestores das escolas, as ações são alinhadas com um objetivo comum: melhorar a aprendizagem dos alunos.

Novas redes 2017

Conheça as novas regiões apoiadas pelo programa

Mais de 200 mil alunos devem ser impactados até o final do ano

Depois de um longo processo seletivo que envolveu uma série de entrevistas, visitas e um grande encontro presencial, nossa equipe selecionou sete redes públicas de educação para participarem da 2ª edição do programa Gestão para a Aprendizagem. São elas:  Ribeirão Preto (SP), Cotia (SP), Guarulhos (SP), Juazeiro do Norte (RN), e Novo Gama (GO), e as redes estaduais do Piauí e Rio Grande do Norte.

Além das novas redes, o programa já está em andamento em nove regiões que foram selecionadas no segundo semestre de 2016: as municipais de Campina Grande (PB), Recife (PE), Franca (SP), Taubaté (SP), Campos do Jordã0 (SP), Ponta Grossa (PR) e Castro (PR), e as estaduais de Alagoas e Sergipe.  As 16 redes participantes devem impactar a aprendizagem de 200 mil alunos em 2017.

O que as redes participantes recebem da Fundação Lemann?

grafico_VF

Etapa 1 - Consultoria personalizada para a equipe de gestão pedagógica da secretaria para identificar quais são seus principais desafios, pontos fortes e oportunidades. A partir daí, desenha-se um plano estratégico para o desenvolvimento de uma gestão pedagógica eficiente e capaz de alcançar resultados excelentes. Os eixos norteadores do trabalho da consultoria são: diagnóstico, elaboração e implementação do plano de ação da secretaria e avaliação.

Etapa 2  e 4 - Formação de gestores escolares e técnicos pedagógicos da secretaria: formação continuada de equipes gestoras das escolas (diretores e coordenadores pedagógicos) com duração de dois anos nos formatos presencial e online, para a atuação pautada em gestão estratégica com foco em resultados de aprendizagem dos alunos. A equipe técnica da secretaria de educação responsável pelo acompanhamento pedagógico das escolas também participa do processo formativo. A Fundação Lemann e a Elos Educacional vão emitir certificado para os educadores que completarem o requisito mínimo previsto para atividades de formação.

Etapa 3 - Formações em didática específica de português e matemática para os profissionais da secretaria de educação responsáveis pela formação de professores.

Como participar?

quem_pode_participar_v02

O Programa tem vagas limitadas e uma série de critérios de elegibilidade que as redes de ensino precisam garantir antes de se inscrever. Neste momento, as inscrições estão encerradas e, em breve, você saberá quais estados e municípios foram selecionados para participar da edição de 2017!

Receba novidades

Inscreva-se na lista e saiba tudo que está rolando no programa!whatsapp-01

1. Adicione o número (11) 98507-2508 na sua agenda de contatos do celular.

2. Envie uma mensagem com seu nome completo, número de celular e o texto: Gestão para a Aprendizagem.

3. Pronto! Você já estará cadastrado e começará a receber novidades em breve.

Importante:

Este contato servirá apenas para o recebimento de mensagens e não como um canal de comunicação com a Fundação Lemann. Em caso de dúvidas sobre o Programa Gestão para a Aprendizagem, escreva para: gestao@fundacaolemann.org.br