Gestão para a Aprendizagem

Um programa que apoia redes do Brasil inteiro, transforma escolas e ajuda a construir o futuro dos alunos

Apoio a redes públicas para alcançar bons resultados de aprendizagem e uma educação de excelência a todos
os alunos

O Gestão para a Aprendizagem é uma parceria da Fundação Lemann com estados e municípios de todo o país. Com duração de dois anos, o programa atua de forma integrada em quatro níveis da rede ao apoiar desde lideranças pedagógicas da secretaria até professores que estão diariamente na sala de aula. Criando estratégias para secretarias de educação junto aos gestores das escolas, as ações são alinhadas com um objetivo comum: melhorar a aprendizagem dos alunos.

Na voz dos participantes

Para melhorar a aprendizagem precisamos estar ao lado de quem vive e faz a educação acontecer todos os dias!

Assista ao vídeo para conhecer os depoimentos de redes públicas de ensino que já participam do programa.

O que as redes participantes recebem da Fundação Lemann?

VisaoGAP

Com o programa, nós buscamos apoiar as redes públicas de ensino para que:

✓ Todos os alunos tenham  a oportunidade de uma aprendizagem de qualidade
✓ Os professores recebam apoio para desenvolver e melhorar suas práticas pedagógicas continuamente
✓ Os diretores e coordenadores desempenhem um papel chave na formação dos professores e na implementação do currículo em suas escolas
✓ A equipe técnica da secretaria possa atuar de forma próxima às escolas e apoiar seu trabalho
✓ A liderança da secretaria possa desenvolver políticas públicas e estratégias para apoiar todas as escolas da rede no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

Sendo assim, as frentes de atuação do programa são:
- Apoio para melhoria de práticas de gestão da rede com planejamento estratégico, gestão para resultados e acompanhamento das ações
- Apoio na melhoria de processos pedagógicos na rede, incluindo currículo, materiais didáticos, avaliação, acompanhamento pedagógico e formações
- Formações para diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, formadores da secretaria e equipes técnicas da secretaria.

Novas redes 2017

Conheça as novas regiões apoiadas pelo programa

Mais de 200 mil alunos devem ser impactados até o final do ano

Depois de um longo processo seletivo que envolveu uma série de entrevistas, visitas e um grande encontro presencial, nossa equipe selecionou sete redes públicas de educação para participarem da 2ª edição do programa Gestão para a Aprendizagem. São elas:  Ribeirão Preto (SP), Cotia (SP), Guarulhos (SP), Juazeiro do Norte (CE), e Novo Gama (GO), e as redes estaduais do Piauí e Rio Grande do Norte.

Além das novas redes, o programa já está em andamento em nove regiões que foram selecionadas no segundo semestre de 2016: as municipais de Campina Grande (PB), Recife (PE), Franca (SP), Taubaté (SP), Campos do Jordão (SP), Ponta Grossa (PR) e Castro (PR), e as estaduais de Alagoas e Sergipe. As 16 redes participantes devem impactar a aprendizagem de 200 mil alunos em 2017.

Como participar?

O Programa tem vagas limitadas e uma série de critérios de elegibilidade que as redes de ensino precisam garantir antes de se inscrever. Neste momento, as inscrições estão encerradas e, em breve, você saberá quais estados e municípios foram selecionados para participar da edição de 2017!

quem_pode_participar_v02