Internet na Escola

Todas as escolas públicas do Brasil com acesso à internet rápida

A melhor internet da cidade? É na escola

Em um mundo cada vez mais conectado, é urgente que as escolas públicas brasileiras tenham acesso à internet de qualidade e a ferramentas que apoiem a aprendizagem.

Em uma iniciativa pioneira no Brasil, a Fundação Lemann e o Instituto de Tecnologia & Sociedade (ITS) se uniram para pesquisar, estimular o diálogo e, junto a diferentes setores da sociedade, propor soluções para levar internet rápida a todas as escolas do país.

Em 2015, em uma campanha de mobilização, o Internet na Escola chamou a atenção para o fato de que o uso das tecnologias como ferramentas de ensino aproxima a escola da realidade digital já vivida pelo aluno. Mas, sem internet rápida, alunos e professores não conseguem acessar todas as oportunidades e recursos disponíveis.

A internet na escola pode ser o catalisador de uma educação de qualidade em grande escala no país, além de democratizar o conhecimento. Com isso, todo mundo ganha: alunos, escolas e comunidade.

O que é preciso para garantir uma internet de qualidade para todas as escolas?

O Plano Técnico de Conectividade nas escolas, que está em revisão este ano, tem como objetivo oferecer subsídios e recomendações técnicas aos governos, assim como uma série de ações estratégicas para superar os gargalos de infraestrutura e melhorar a oferta de internet às instituições de ensino.

Para tornar possível o uso de tecnologias da educação em salas de aula, além da infraestrutura, é necessário que seja oferecida uma velocidade mínima de internet que permita o uso da rede para finalidades pedagógicas, é necessário que haja metas progressivas de velocidade para cada escola, e que haja um sistema de monitoramento eficiente para que os governos e escolas possam fiscalizar a qualidade do serviço e encaminhar a resolução de problemas de conexão.

O projeto Internet na Escola tem uma página no Facebook, para curtir e acompanhar todas as notícias sobre o tema. Ou escreva para contato@internetnaescola.org e fale conosco.