O maior site de matemática do mundo

Comece a estudar agora!

A revolução do aprendizado com apenas uma fórmula:

(matemática + tecnologia) x diversão

A Khan Academy é o maior site para aprender matemática do mundo. Criada em 2006 pelo educador americano Salman Khan, ela oferece videoaulas e mais de 300 mil exercícios completamente gratuitos que podem ser acessados a qualquer hora do dia. O site oferece ensino personalizado: reconhece quais habilidades o aluno domina e quais ainda precisa praticar. Além disso, o professor tem acesso imediato ao desempenho de seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um. Basta ter um computador com acesso à Internet.

Em 2014, a Khan Academy passou a ser traduzida para o português pela Fundação Lemann e, desde então, tem ajudado mais de 2.5 milhões de brasileiros a desenvolverem suas habilidades de matemática de forma divertida e sem barreiras. Além da tradução de aulas e exercícios, a Fundação Lemann também oferece um programa gratuito que leva a Khan Academy a escolas públicas, formando professores não só para que usem a plataforma em seu dia a dia com seus alunos, mas também para que compartilhem esse conhecimento com outros educadores.

Uma aliada do professor

A Khan Academy acredita que a tecnologia deve ser uma grande parceira de todos os professores.

Por isso, oferece ferramentas criadas especialmente para eles. Na sala de aula, o professor pode acessar o site e acompanhar o processo de aprendizado de cada aluno em tempo real, verificando quais aulas foram assistidas e quantos exercícios foram completados.

Através da ferramenta "replay" é possível ver o raciocínio do aluno nas atividades, deixando claro quais foram as dificuldades enfrentadas. A partir desse diagnóstico, o professor saberá qual a melhor forma de ajudar cada um, tanto pessoalmente quanto através da recomendação de videoaulas e exercícios no próprio site.

Começar a usar a Khan Academy em sala de aula pode parecer desafiador. Assim, ela também oferece dicas para facilitar o primeiro contato com o site: ensina o professor a cadastrar suas turmas, dá sugestões de roteiros de aula e explica como funcionam as ferramentas de acompanhamento de desempenho.

Comece agora!

Domine a matemática e conquiste medalhas

Aprender com a Khan Academy é sinônimo de diversão!

Qualquer estudante pode criar seu perfil individual para aprender os mais variados conceitos de matemática em uma plataforma que funciona como um jogo. Além de oferecer videoaulas e exercícios em português, ele te incentiva a dominar habilidades para ganhar pontos e conquistar medalhas. Quer saber como?

Comece agora!

Khan Academy nas Escolas

A Khan Academy quer estar em todas as escolas do Brasil

Para atingir esse objetivo, temos um time preparado para oferecer formação e acompanhamento em escolas da rede pública através do programa Khan Academy nas Escolas. O programa é gratuito e, até agora, mais de 40 redes de ensino participaram, beneficiando mais de 80 mil alunos.

Se você é professor ou gestor da rede pública e quer levar a Khan Academy a sua escola, basta preencher este formulário.

Histórias da Khan Academy

Milhões de vidas já foram tocadas pela Khan Academy. Conheça algumas dessas histórias.

O pai da Khan Academy

De analista do mercado financeiro à revolucionário da educação

A Khan Academy tem esse nome justamente por conta de seu criador: Salman Khan. Formado em matemática e mestre em engenharia elétrica e ciência da computação, estudou em uma das mais renomadas universidades do mundo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Era um grande analista do mercado financeiro, mas resolveu abandonar essa carreira após perceber que ensinar era sua verdadeira paixão.

Em seu livro "Um mundo, uma escola", Khan conta que essa transição de vida começou quando ele se tornou tutor de sua prima, Nádia. Ela precisava de ajuda em matemática, mas os dois viviam em estados diferentes. Assim, Khan usou ferramentas de bate-papo e um software que ele mesmo criou para que as aulas pudessem acontecer.  A experiência foi um sucesso e mais familiares pediram auxílio. Como o número de alunos de Khan se multiplicou, para não depender da agenda de todos para dar suas aulas, Khan passou a disponibilizar aulas no YouTube.

Com o passar do tempo, ele percebeu que seus alunos não tinham dificuldades por serem "menos inteligentes". Eles simplesmente não se encaixavam no sistema de educação que existe: alunos colocados em turmas definidas por idade, com um ritmo único para toda a sala. Ele acredita que uma nota acima da média no boletim não significa que o aluno aprendeu tudo, e essas dificuldades se acumulam e causam maiores problemas nos anos seguintes. Para Khan, isso é inaceitável.

A partir dessas ideias e de suas experiências como tutor, ele criou a Khan Academy, onde cada aluno cria um padrão de aprendizagem único: em qualquer hora, acessível de qualquer computador com internet e em seu próprio ritmo.

Precisa de ajuda?

Problemas ao usar a Khan Academy? Entre em contato conosco!