O maior site de matemática do mundo

Comece a estudar agora!

A revolução do aprendizado com apenas uma fórmula:

(matemática + tecnologia) x diversão

A Khan Academy é o maior site para aprender matemática do mundo. Criada em 2006 pelo educador americano Salman Khan, ela oferece videoaulas e mais de 300 mil exercícios completamente gratuitos que podem ser acessados a qualquer hora do dia. O site oferece ensino personalizado: reconhece quais habilidades o aluno domina e quais ainda precisa praticar. Além disso, o professor tem acesso imediato ao desempenho de seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um. Basta ter um computador com acesso à Internet.

Em 2014, a Khan Academy passou a ser traduzida para o português pela Fundação Lemann e, desde então, tem ajudado mais de 5 milhões de brasileiros a desenvolverem suas habilidades de matemática de forma divertida e sem barreiras. Além da tradução de aulas e exercícios, a Fundação Lemann também oferece um programa gratuito que leva a Khan Academy a escolas públicas, formando professores não só para que usem a plataforma em seu dia a dia com seus alunos, mas também para que compartilhem esse conhecimento com outros educadores.

Jogos do Conhecimento

Um desafio matemático único!

#aceiteodesafio

Assim como o esporte, a educação também tem seus desafios. E para comemorar as Olimpíadas e Paralímpiadas Rio 2016, a Khan Academy lança os Jogos do Conhecimento, um desafio matemático único.

Os Jogos do Conhecimento começam no dia 03 de agosto e você pode praticar até o dia 18 de setembro para conquistar suas medalhas. A dinâmica é muito simples: basta se cadastrar gratuitamente na Khan Academy e estudar através dos vídeos e exercícios. Quanto mais você aprende, mais longe você vai!

A iniciativa conta com o apoio da Fundação Lemann, Instituto Península e Transforma Rio 2016. Aceite o desafio e saiba mais aqui!

Uma aliada do professor

A Khan Academy acredita que a tecnologia deve ser uma grande parceira de todos os professores.

Por isso, oferece ferramentas criadas especialmente para eles. Na sala de aula, o professor pode acessar o site e acompanhar o processo de aprendizado de cada aluno em tempo real, verificando quais aulas foram assistidas e quantos exercícios foram completados.

Através da ferramenta "replay" é possível ver o raciocínio do aluno nas atividades, deixando claro quais foram as dificuldades enfrentadas. A partir desse diagnóstico, o professor saberá qual a melhor forma de ajudar cada um, tanto pessoalmente quanto através da recomendação de videoaulas e exercícios no próprio site.

Começar a usar a Khan Academy em sala de aula pode parecer desafiador. Assim, ela também oferece dicas para facilitar o primeiro contato com o site: ensina o professor a cadastrar suas turmas, dá sugestões de roteiros de aula e explica como funcionam as ferramentas de acompanhamento de desempenho.

Além disso, acabamos de lançar um curso no Coursera sobre como usar a Khan. Chamado Explorando os recursos educacionais da Khan Academy, ele é online e gratuito.

Comece a aprender agora!

Domine a matemática e conquiste medalhas

Aprender com a Khan Academy é sinônimo de diversão!

Qualquer estudante pode criar seu perfil individual para aprender os mais variados conceitos de matemática em uma plataforma que funciona como um jogo. Além de oferecer videoaulas e exercícios em português, ele te incentiva a dominar habilidades para ganhar pontos e conquistar medalhas. Quer saber como?

Comece agora!

O melhor site para aprender matemática no mundo, agora no seu tablet e celular

A Khan Academy agora também em aplicativo

Um dos maiores pedidos dos usuários da Khan era que fosse feita uma versão do site em aplicativo. Depois de anos de trabalho e dedicação, acaba de ser lançada a versão tão esperada!

O aplicativo está disponível por enquanto apenas para iPad. Ele disponibiliza mais de 150 mil exercícios, além de videoaulas e de um bloco de anotações que reconhece letra cursiva e registra seu progresso.

Agora você pode levar a Khan com você para qualquer lugar: do sofá de sua casa ao ônibus, da sua mesa à de seu amigo. Baixe e comece a aprender agora mesmo!

Pixar in a Box agora em português!

Já conhece o Pixar in a Box?

Ele reúne tutoriais gratuitos na Khan Academy que demonstram como a Pixar Animation Studios utiliza Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática para criar a magia do cinema.

O Pixar in a Box nasceu em 2015, nos Estados Unidos,  do interesse comum entre a Pixar e a Khan Academy de estimular a criatividade inerente dos jovens e de inspirar o aprendizado em Matemática e Ciências. Seus criadores são Brit Cruise, produtor de conteúdo da Khan Academy, e Tony DeRose, cientista sênior e líder de grupo de pesquisa da Pixar.

Agora, em parceria com a Fundação Lemann, o Pixar in a Box foi completamente traduzido para o português!

Está esperando o que?

Comece agora mesmo!

Khan Academy nas Escolas

A Khan Academy quer estar em todas as escolas do Brasil Para atingir esse objetivo, temos um time preparado para oferecer formação e acompanhamento em escolas da rede pública através do programa Khan Academy nas Escolas. O programa é gratuito e, até agora, mais de 40 redes de ensino participaram, beneficiando mais de 80 mil alunos. Saiba como  levar a Khan Academy para sua escola com apoio da Fundação Lemann. Clique aqui.

Conheça os informativos regionais sobre o programa Khan Academy nas escolas:

Região Interior de São Paulo 1

Região Interior de São Paulo 2

Região Nordeste

Região Metropolitana de São Paulo 1

Região Metropolitana de São Paulo 2

Região Sul

Histórias da Khan Academy

Milhões de vidas já foram tocadas pela Khan Academy. Conheça algumas dessas histórias.

O pai da Khan Academy

De analista do mercado financeiro à revolucionário da educação

A Khan Academy tem esse nome justamente por conta de seu criador: Salman Khan. Formado em matemática e mestre em engenharia elétrica e ciência da computação, estudou em uma das mais renomadas universidades do mundo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Era um grande analista do mercado financeiro, mas resolveu abandonar essa carreira após perceber que ensinar era sua verdadeira paixão.

Em seu livro "Um mundo, uma escola", Khan conta que essa transição de vida começou quando ele se tornou tutor de sua prima, Nádia. Ela precisava de ajuda em matemática, mas os dois viviam em estados diferentes. Assim, Khan usou ferramentas de bate-papo e um software que ele mesmo criou para que as aulas pudessem acontecer.  A experiência foi um sucesso e mais familiares pediram auxílio. Como o número de alunos de Khan se multiplicou, para não depender da agenda de todos para dar suas aulas, Khan passou a disponibilizar aulas no YouTube.

Com o passar do tempo, ele percebeu que seus alunos não tinham dificuldades por serem "menos inteligentes". Eles simplesmente não se encaixavam no sistema de educação que existe: alunos colocados em turmas definidas por idade, com um ritmo único para toda a sala. Ele acredita que uma nota acima da média no boletim não significa que o aluno aprendeu tudo, e essas dificuldades se acumulam e causam maiores problemas nos anos seguintes. Para Khan, isso é inaceitável.

A partir dessas ideias e de suas experiências como tutor, ele criou a Khan Academy, onde cada aluno cria um padrão de aprendizagem único: em qualquer hora, acessível de qualquer computador com internet e em seu próprio ritmo.

Nos ajude a disponibilizar conteúdo em português

Quer ajudar a levar conteúdo de qualidade para todos os brasileiros? Ajude-nos a traduzir os conteúdos da Khan Academy para o português. No momento, não estamos selecionando novos tradutores, mas você pode demonstrar interesse ao se cadastrar neste formulário.

Precisa de ajuda?

Problemas ao usar a Khan Academy? Entre em contato conosco!

Políticas de uso dos vídeos

Quer usar os vídeos da Khan Academy? Conheça as políticas de uso.