Lemann Fellowship

Universidades e outros parceiros

Conheça as universidades e escolas que fazem parte do Programa de Talentos Lemann Fellowship. Elas são responsáveis pelo processo de admissão e de concessão de bolsas.

Veja também parceiros que contribuem para o Lemann Fellowship.

Harvard University

Bolsas para:

Mestrado (apenas para brasileiros)

- Graduate School of Education

- School of Public Health

- Kennedy School of Government

Doutorado (com projetos relacionados ao Brasil)

- Graduate School of Arts

O Committee On General Scholarships é responsável pelo processo seletivo de bolsistas dos programas acima. Saiba mais.

As bolsas são parciais, com valores analisados caso a caso; não há um número fixo de bolsas por ano; elas são válidas por um ano, renováveis por mais um; podem ser associadas a outras bolsas e programas de financiamento.

Novidade: Fundação Lemann e Harvard comemoram 10 anos de parceria. Saiba mais.

Stanford University

- Learning Design and Technology

- International Comparative Education

Joint degree MBA/MA em Educação

Doutorado

- Graduate School of Education

Programa de Visiting Fellows através do Lemann Center for Educational Enterpreneurship and Innovation in Brazil

Todos os pedidos de bolsa devem ser feitos ao Lemann Center for Educational Enterpreneurship and Innovation in Brazil.

As bolsas de mestrado cobrem entre 70 e 95% da tuition e das despesas com custos de vida básicos e as bolsas de MBA/MA cobrem entre 40 e 85% da bolsa e das despesas com custos básicos de vida. O valor da tuition é calculado com base na disponibilidade de fundos e na necessidade dos candidatos. O programa de mestrado tem o período de um ano acadêmico (Setembro-Agosto), e o de MBA, dois anos.

Mais informações podem ser encontradas no site de Admissions da universidade.

Columbia University

Mestrado

- School of International and Public Affairs (SIPA) - Desenvolvimento Político e Econômico, Energia e Meio Ambiente, Direitos Humanos, Políticas Públicas Internacionais, Segurança e Políticas Urbanas

- Mailman School of Public Health

- Graduate School of Journalism

- School of Social Work

- Graduate School of Architecture, Preservation and Planning (GSAPP)

- Teachers College - o programa pode abordar diversas áreas, incluindo saúde, educação, liderança e psicologia, com expertise da escola em políticas em educação e preparação de educadores não só para a sala de aula, mas para coordenar iniciativas educacionais, psicológicas, comportamentais, tecnológicas e de saúde para garantir aprendizagem em todas as idades. Além disso, tem o objetivo de contribuir também para a formação de líderes do setor educacional mais experientes.

Programa de Visiting Fellows no Teachers College

A Fundação Lemann ofereceu, no primeiro semestre de 2015, duas bolsas de três a seis meses, que cobrem integralmente as passagens aéreas e parcialmente o custo de vida do bolsista durante seus estudos. A seleção é baseada em qualificações profissionais (mínimo de cinco anos de experiência), na qualidade dos projetos e pesquisas, e na relevância de seu trabalho para missão e os objetivos da Fundação Lemann e do Teachers College.

O pedido de bolsa deve ser feito diretamente à escola de interesse, juntamente com a candidatura para o programa de pós-graduação ou após a confirmação da admissão, dependendo da escola.

As bolsas são oferecidas para brasileiros e estrangeiros extremamente comprometidos com o Brasil; são parciais, com valores analisados caso a caso; não há um número fixo de bolsas por ano; as bolsas são válidas por um ano, renováveis por mais um; podem ser associadas a outras bolsas e programas de financiamento.

Mais informações sobre elegibilidade e os processos de admissão de cada escola podem ser encontradas no site do Institute of Latin American Studies.

Massachusetts Institute
of Technology (MIT)

Bolsas para Mestrado e Doutorado em qualquer uma das cinco escolas da universidade

Para candidatos comprometidos em dedicar sua carreira para impacto na área de educação no Brasil.  As bolsas são oferecidas com prioridade para mestrado.

O pedido de bolsa pode ser feito após a confirmação da admissão, no Office of the Dean for Graduate Education. Mais informações poderão ser encontradas clicando aqui (o prazo de candidatura para bolsas em 2015 foi 1° de abril).

As bolsas de estudo são oferecidas para brasileiros e estrangeiros extremamente comprometidos com o Brasil e com dedicar suas carreiras para a transformação social do Brasil na área de Educação; têm o valor de até US$60 mil e podem ser associadas a outras bolsas e programas de financiamento.

Desafio Aprendizagem Criativa Brasil - Inscrições abertas

O Desafio Aprendizagem Criativa Brasil é uma iniciativa da Fundação Lemann e do MIT Media Lab que visa fomentar a implementação de soluções inovadoras – novas tecnologias, produtos e serviços – que ajudem a tornar a educação brasileira mais mão na massa, significativa, colaborativa e divertida.

O Desafio também tem como objetivo identificar, conectar e apoiar indivíduos brasileiros – artistas, pesquisadores, educadores, desenvolvedores de tecnologia, empreendedores e tomadores de decisão – que possam ter um papel-chave no avanço de práticas de Aprendizagem Criativa, especialmente no que se refere a projetos mão na massa envolvendo programação e construção no mundo físico, em escolas públicas (de Educação Infantil ao Ensino Médio) e ambientes de aprendizagem não formais de todo o Brasil.

Veja o edital completo e inscreva-se até 05 de fevereiro neste link.

University of Oxford

Mestrado

- Políticas Públicas (MPP) na Blavatnik School of Government (BSG) - Inscrições de 1 de setembro de 2016 a 20 de janeiro de 2017. Saiba mais.

Programa Lemann Visiting Fellows of Practice

- Blavatnik School of Government (BSG) - Inscrições de 19 de setembro a 14 de outubro de 2016. Saiba mais.

O pedido de bolsa deve ser feito diretamente à escola, após a confirmação da admissão.

As bolsas são oferecidas para brasileiros; são parciais, com grandes chances de se tornarem integrais no caso de complemento pela bolsa da própria escola; há vaga para dois bolsistas por ano; as bolsas podem ser associadas a outras bolsas e programas de financiamento. Haverá mais detalhes sobre os Visiting Fellows da BSG de Oxford no site da escola em breve.

A equipe da BSG está disponível para responder dúvidas e consultas por email (moss.cooper@bsg.ox.ac.uk / michaela.graham@bsg.ox.ac.uk)

Univesity of Illinois at
Urbana-Champaign (UIUC)

Bolsas para Mestrado e Doutorado em todas as áreas da universidade para o desenvolvimento de tese final com temas relacionados ao Brasil

O pedido de bolsa pode ser feito após a confirmação da admissão, ao Lemann Institute for Brazilian Studies. Instruções para a candidatura podem ser encontrados aqui.

As bolsas apoiam brasileiros e estrangeiros em programas de mestrado e doutorado, desde que suas pesquisas tenham o Brasil como foco; têm o valor fixo de US$ 18 mil, sendo que em algumas escolas o benefício inclui ainda o abono da anuidade; não há um número fixo de bolsas por ano; as bolsas são válidas por um ano, renováveis por mais um; podem ser associadas a outras bolsas e programas de financiamento.

University of California,
Los Angeles (UCLA)

Mestrado

- Jonathan and Karin Fielding School of Public Health: MPH degrees, departmental and campus wide e MS degrees in Health Policy and Management, Community Health, Epidemiology, Environmental Health Sciences, Preventive Medicine and Public Health, Biostatistics

- Graduate School of Education and Information Studies: Education M.A., M.Ed

- Meyer and Renee Luskin School of Public Affairs: Public Administration M.P.A.; Public Policy M.P.P. e Urban and Regional Planning M.U.R.P.

- John E. Anderson Graduate School of Management: Business Administration M. (MBA)

UCLA International Institute (dual degrees):

- Latin American Studies com Urban Planning, MURP M.A.

- Latin American Studies M.A. com John E. Anderson Graduate School of Management MBA

- Latin American Studies M.A. com School of Public Health M.P.H.

O pedido de bolsa pode ser feito ao International Institute da universidade após a confirmação da admissão. Mais informações podem ser encontradas clicando aqui (novas informações serão incluídas em breve sobre o processo para 2015-2016).

As bolsas apoiam brasileiros em programas de mestrado e doutorado; têm o valor de até US$ 30 mil; são válidas por um ano, renováveis por mais um; podem ser associadas a outras bolsas e programas de financiamento.

Para aplicar a um programa da UCLA, acesse http://www.international.ucla.edu/lai/brazil/.

Yale University

Bolsa exclusivas para brasileiros no Programa World Fellows

O processo de candidatura pode ser feito online e exige: preenchimento de formulário, envio de currículo, dois essays e três cartas de recomendação. Os candidatos devem ter de 5 a 15 anos de experiência em seu campo de trabalho. Para mais informações, clique aqui.

Brasileiros admitidos no programa são automaticamente elegíveis à bolsa, que cobre todas as despesas em Yale, incluindo as atividades relativas ao programa e os custos de vida.

Arapyaú/RAPS

Formação de líderes RAPS

A bolsa Arapyaú/RAPS é concedida pelo Instituto Arapyaú em parceria com a Fundação Lemann para formação de líderes RAPS no Programa Lemann Fellowship. Para se candidatar a uma bolsa Arapyaú/RAPS, é preciso primeiro ser admitido em uma das universidades e escolas do Programa Lemann Fellowship, cumprindo todo o processo regular de candidatura, definido por cada instituição de ensino, com ou sem bolsa da Fundação Lemann.

Para receber uma bolsa, o candidato deverá ser um líder da rede RAPS, ser admitido no processo seletivo regular de um dos programas elegíveis a bolsas Lemann Fellowship e aderir ao Programa de Talentos Lemann Fellowship, passando a contar com todos os benefícios oferecidos e comprometendo-se com as contrapartidas esperadas.

Person of the Year (POY) Fellowship Program

Brazilian-American Chamber of Commerce de Nova Iorque (BACC)

O Person of the Year (POY) Fellowship Program é uma iniciativa da Brazilian-American Chamber of Commerce de Nova Iorque (BACC) que inclui bolsas de estudo. Para Lemann Fellows, a bolsa é concedida através da Fundação Lemann, como um reconhecimento especial dado aos novos Lemann Fellows em universidades nos Estados Unidos que se destacam por, além de ter o compromisso de direcionar sua carreira para a transformação social do Brasil, também terem o potencial para contribuir significativamente nas relações Brasil-EUA.

Para fins de concessão das bolsas complementares POY, um prestígio para os melhores candidatos, a BACC atua em parceria com organizações como a Fundação Lemann, que já oferece bolsas de estudos através do Programa Lemann Fellowship. A cada ano, a Fundação Lemann indica à BACC novos Lemann Fellows que se tornam candidatos para que o Conselho Executivo da BACC, através do seu Comitê de POY Fellowship, decida, com base em um critério rigoroso, quem serão os premiados com suas bolsas complementares.

O Programa de Talentos Lemann Fellowship foi reconhecido como uma referência que reúne líderes com o potencial de causar impacto no futuro do Brasil. Por esta razão, foi selecionado como parceiro do POY Fellowsip Program: por exercer em sua rede de bolsistas uma pré-seleção de qualidade para este prêmio. Além do reconhecimento em si, os vencedores do POY Fellowship Program da BACC recebem uma bolsa de estudos adicional, que é não-reembolsável e complementar à bolsa já concedida pela Fundação Lemann.

Sessões Informativas

As universidades realizam sessões informativas, presenciais e remotas, sobre seus programas periodicamente. Fique de olho nesta página para ser informado das próximas sessões.