Movimento pela Base Nacional Comum

Fique por dentro das notícias sobre o Movimento

A Base Nacional Comum Curricular

Juntos por uma educação de qualidade para todos os alunos e alunas

Quando existe clareza do que todos os alunos e alunas têm o direito de aprender durante sua vida escolar é possível reduzir as desigualdades educacionais. A Base Nacional Comum Curricular define exatamente isso: os conhecimentos e as habilidades essenciais que os estudantes precisam aprender ano ano. Com a Base Nacional Comum Curricular, as expectativas de aprendizado e critérios de qualidade ganham transparência e podem ser aplicadas e cobradas com maior eficiência.

Prevista na Constituição, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na Lei de Diretrizes e Bases e no Plano Nacional de Educação, a Base Nacional Comum Curricular está sendo construída a partir de um processo colaborativo e democrático. A terceira e última versão do documento está com o Conselho Nacional de Educação e deve receber contribuições em audiências públicas até setembro deste ano.

O Movimento pela Base Nacional Comum

A Fundação Lemann faz parte do Movimento pela Base Nacional Comum, um grupo plural e suprapartidário, formado por 66 pessoas físicas e 12 instituições que trabalham pela educação brasileira. O Movimento é garantir a construção e a qualidade da Base Nacional Comum Curricular e, desde 2013, promove debates, mobiliza atores importantes em torno da causa, produz estudos e pesquisas para subsidiar o debate, contribui para a redação do documento e busca garantir, ao longo do processo, a observação de alguns princípios considerados fundamentais para que essa Base possa, de fato, ser usada em cada sala de aula brasileira e ajudar a melhorar a Educação no país. Conheça mais: www.movimentopelabase.org.br

Quem tem Base vai mais longe. Vamos juntos?

A última versão da Base

A Base Nacional Comum Curricular começou a ser construída em 2015 e, agora, está em sua terceira e última versão

Entregue ao Conselho Nacional de Educação em abril, a terceira e última versão da Base Nacional Comum Curricular será debatida nas cinco regiões do país com audiências públicas. Para conhecer a agenda completa clique aqui!

Caso não tenha a oportunidade de participar dos encontros, você poderá acompanhar tudo ao vivo e online pelas transmissões do Canal Futura.