Fundação Lemann e Omidyar Network

Parceria de co-investimento é para desenvolver tecnologias educacionais alinhadas à Base Nacional Comum Curricular

Nesta quarta-feira, 17 de maio, a Fundação Lemann e a Omidyar Network inauguram uma parceria que deve fomentar trabalho de empreendedores - especialmente brasileiros - comprometidos com educação e dispostos a desenvolver soluções tecnológicas que facilitem a implementação da Base Nacional Comum Curricular.

FundacaoLemannOmidyar

A versão mais recente da Base Nacional Comum Curricular foi anunciada pelo Ministério da Educação dia 06 de abril. Ela define o que todos os alunos têm o direito de aprender em sua vida escolar e é uma política de estado, prevista no Plano Nacional de Educação.

O Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mostra que países com bom desempenho na avaliação possuem bases comuns. Essa é uma política que, aliada a outras medidas - como formação de professores e produção de materiais didáticos alinhados - tem ajudado a melhorar o aprendizado dos alunos.

E para a Base ser efetiva e ajudar com avanços reais na aprendizagem, sua implementação demanda muito trabalho de professores, gestores, secretarias de educação, municípios e estados.

Denis_Omidyar

Juntas, a Fundação Lemann e a Omidyar Network investirão, em um ano, 3 milhões de dólares para buscar e apoiar empreendedores e projetos que facilitem a implementação da Base por meio de tecnologia. As soluções podem ter impacto direto na sala de aula e servir para professores ou alunos, mas também podem apoiar a gestão escolar, elaboração de currículos, rotina de secretarias de educação, envolvimento dos pais e responsáveis, entre outros.

<Eliza_Omidyar

Amy_Omidyar

É a segunda parceria anunciada pela Fundação Lemann com esta finalidade. Sendo uma das fundadoras e secretaria-executiva do Movimento pela Base Nacional Comum, a Fundação Lemann já havia anunciado, em março deste ano, um coinvestimento com o Google.org para que a Nova Escola desenvolva, com os melhores professores do Brasil, uma plataforma digital com recursos pedagógicos de qualidade alinhados à Base.

Se você é empreendedor ou uma organização voltada para a inovação e está pensando ou trabalhando com uma tecnologia que possa ajudar no processo de implementação da Base, em breve teremos novidades de como poderá contribuir com esse projeto. Continue acompanhando nossos canais para saber as novidades destas parcerias!