Ninguém chega lá sozinho.
Por isso, temos parceiros que compartilham conosco o sonho de ter um Brasil mais justo e avançado.

Nossos Parceiros

Sonhamos grande e sabemos que não vamos chegar lá sozinhos. Por isso, oferecemos apoio estratégico, técnico e financeiro a mais de 50 organizações de grande impacto que compartilham este sonho conosco. Abaixo, conheça os nossos parceiros apoiados.

Alfaletrar

A plataforma Alfaletrar é uma iniciativa do Cenpec e conta com apoio da Fundação Lemann. Por meio da disseminação da metodologia criada pela professora Magda Soares, o objetivo da Alfaletrar é formar professores alfabetizadores em cursos autoformativos e contribuir para a alfabetização infantil.

Amplifica

A Fundação Lemann apoia o Amplifica na capacitação de educadores para inovarem através da utilização de ferramentas digitais. Por meio dos Seminários Amplifica, que se estendem pelo Brasil, educadores e gestores educacionais têm a oportunidade de conhecer mais sobre letramento digital e utilização de recursos digitais para o avanço do ensino e da gestão escolar.

Associação Endowment Direito GV

A Associação Endowment Direito GV oferece, em parceria com a Fundação Lemann, as bolsas Lemann. O objetivo do projeto é diversificar o corpo discente, e abrir espaço para jovens transformadores na carreira do Direito e no desenvolvimento do país. Para garantir que alunos de baixa renda possam cursar a graduação em Direito, as bolsas oferecem além de isenção de mensalidade, auxílio com despesas como transporte e material didático.

Associação Instituto Scala

A Associação Instituto Scala recebe o apoio da Fundação Lemann para implementar um novo modelo de treinamento em educação médica (Medical Teaching, Learning & Innovation) que forme melhores profissionais na carreira de medicina. Este novo modelo visa a personalização e a centralização do estudo no próprio aluno e o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, elementos centrais nesta era de medicina baseada em evidências.

Associação Parceiros da Educação

A  Associação Parceiros da Educação tem como objetivo a melhoria do desempenho acadêmico e promoção da qualidade da educação pública. Criada em 2004, a Parceiros não tem fins lucrativos e visa instituir parcerias entre a sociedade civil e escolas públicas. Com o apoio da Fundação Lemann, o foco é crescer o número de escolas parceiras no Rio de Janeiro e mensurar o impacto das ações implementadas.

Brasil Cursinhos

A Brasil Cursinhos é a organização que representa o Movimento Universitário de Cursinhos - um movimento que visa unir os Cursinhos Universitários Populares (CUPs) do Brasil. Com o propósito de melhorar a educação por meio de duplo impacto (dar oportunidade para jovens sem condições financeiras a transformarem os seus sonhos em realidade e desenvolver universitários líderes capazes de transformar o Brasil) e com o apoio da Fundação Lemann, a instituição luta para desenvolver os cursinhos que já existem e ajudar a criar cursinhos pelo país inteiro.

CEIPE FGV

O Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE-FGV) acredita na educação como geradora de oportunidades e trabalha em conjunto com Secretarias de Educação para mentoria e treinamento de novos gestores educacionais. Além do apoio institucional para a criação do Centro, a Fundação Lemann apoia o projeto de Coaching para Gestores Públicos de Educação. O projeto faz parte do programa Gestão para a Aprendizagem, que é voltado para redes estaduais e municipais de educação e realizado pela Fundação Lemann.

Centro de Liderança Pública (CLP)

A Fundação Lemann é parceira do Centro de Liderança Pública (CLP) no programa de pós-graduação Master em Liderança em Gestão Pública. A formação é voltada para o desenvolvimento de líderes transformadores para políticas públicas inovadoras e eficazes.

Centro Ruth Cardoso

O Centro Ruth Cardoso visa difundir novas ideias e disseminar conhecimento nas áreas ligadas às políticas sociais e às ciências humanas. As atividades do centro o tornam um espaço de conhecimento compartilhado para a discussão e iniciativas a respeito de problemas sociais e fortalecimento da participação sociocultural.

CIEB

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) foi criado para impulsionar uma transformação sistêmica, por meio da inovação e tecnologia, promovendo maior equidade, qualidade e contemporaneidade na educação pública brasileira. A parceria com a Fundação Lemann visa estimular a criação de políticas públicas para a incorporação de tecnologia nas redes de ensino, proporcionar conhecimento sobre inovação e formar redes de aproximação dos atores envolvidos no ecossistema de Educação.

Daquiprafora

A Daquiprafora oferece a jovens oportunidades de desenvolvimento acadêmico, esportivo, cultural e profissional para atletas que não têm condições financeiras para arcar com os custos de cursar uma graduação nos EUA. Por meio de recursos da Fundação Lemann (Bolsa Lemann), a organização seleciona estes jovens atletas  financia todo o processo de admissão, e disponibiliza recursos para aulas de inglês, provas e despesas iniciais na universidade.

Ensina Brasil

A missão do Ensina Brasil é contribuir para que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. Com o apoio da Fundação Lemann, o programa recruta jovens talentos de diversas carreiras para darem aulas em escolas vulneráveis e estimularem o aprendizado e a motivação dos alunos. O objetivo da experiência é despertar o espírito de liderança e engajamento dos participantes na busca de melhora na educação e consciência de seu papel  na sociedade.

Escola Digital

O projeto Escola Digital, parceria entre Instituto Natura, Instituto Inspirare e Fundação Telefônica Vivo, e apoiado pela Fundação Lemann, tem como foco ajudar os professores na incorporação de objetos digitais de aprendizagem (ODAs) na prática pedagógica. Para isso foi criada uma plataforma educativa com conteúdos pedagógicos digitais (como vídeos, , games, animações, videoaulas, infográficos, mapas, entre outros) eficiente e gratuita que pudesse apoiar educadores, alunos e familiares a utilizar soluções educacionais de base tecnológica de maneira cada vez mais intensa e qualificada.

Fundação Victor Civita

A Fundação Victor Civita identifica, valoriza e divulga experiências educativas de qualidade por meio do Prêmio Educador Nota 10, projeto apoiado pela Fundação Lemann. Reconhecendo os efeitos negativos da falta de valorização de educadores, o prêmio busca fazer uma curadoria dos melhores projetos do país aplicados em salas de aula e disseminá-los para incentivar uma nova geração de professores e servir de inspiração para profissionais da área.

Geekie Games

A Fundação Lemann apoia a Geekie no projeto Geekie Games. O projeto tem como missão capacitar todos os brasileiros a acessarem no Ensino Superior por meio do SISU e PROUNI. Através de uma plataforma interativa, os usuários realizam provas no estilo ENEM, e têm acesso a  questões, notas equalizadas com o Enem e um relatório que auxilia na busca de possibilidades de carreira, bem como um plano de ação para habilitar o aluno a alcançar seu objetivo.

Graded

A Graded é uma escola americana que conta com o apoio da Fundação Lemann para o programa Graded Scholar. A escola, que tem uma comunidade global e visa formar alunos para uma sociedade internacional, oferece neste programa bolsas integrais para alunos brasileiros de baixo nível socioeconômico. Além das bolsas integrais, o programa propõe inclusão total na escola: apoio educacional conforme a necessidade do aluno, materiais escolares, tecnologia necessária, suporte psicológico, cursos de verão no exterior e aulas de inglês gratuitas para familiares, entre outras oportunidades.

GIFE

O GIFE tem a missão de aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Além de integrar a rede GIFE, a Fundação Lemann os apoia no projeto Sustentabilidade Econômica da Sociedade Civil, que  visa incidir no fortalecimento da capacidade institucional da sociedade civil por meio de alterações normativas e regulatórias que ampliem as condições para a sua sustentabilidade política e econômica.

Insper

O Insper, instituição de ensino superior e de pesquisa, identificou a oportunidade da criação de uma nova escola de Engenharia em São Paulo. Com o auxílio da Fundação Lemann, foi criado um curso que valoriza novas características-chave para a área que atendam às demandas da sociedade, como liderança e trabalho em equipe. A estrutura do curso e os laboratórios estimulam a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor.

Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial

Com o auxílio da Fundação Lemann, o Programa Círculos de Leitura do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial tem atendido 107 escolas no Ceará e em São Paulo. O Programa Círculos de Leitura visa auxiliar as escolas públicas em 3 aspectos centrais: a) Desenvolver entre os jovens o gosto pela leitura, b) desenvolver o protagonismo juvenil, c) desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos, tais como foco, resiliência, responsabilidade, empatia, capacidade de trabalhar em grupo.

Instituto LOB do Tênis Feminino

O Instituto Lob do Tênis Feminino, em parceria com a Fundação Lemann, apoia a tenista Paula Gonçalves (melhor tenista no brasileira no ranking WTA e 158ª do mundo). O incentivo procura servir de inspiração para jovens tenistas brasileiras das escolas públicas, buscando gerar interesse pelo esporte. O Lob também desenvolve o projeto Iniciação ao Tênis, através do qual mais de 200 crianças das escolas públicas da zona rural de Serra Negra já foram atendidas.

Instituto ProA

O Proprofissão, projeto do Instituto ProA apoiado pela Fundação Lemann, visa resolver o problema de falta de qualificação profissional de jovens do ensino público de São Paulo. Por meio de três eixos - técnico, comportamental e cultural - o projeto forma, durante 6 meses, jovens da rede pública. Também são filtradas e enviadas oportunidades profissionais de acordo com o perfil de cada aluno, além do acompanhamento acadêmico e profissional oferecido pelo Instituto por três anos após o fim do programa.

Instituto Rodrigo Mendes

O Instituto Rodrigo Mendes tem a missão de colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola. Com o apoio da Fundação Lemann, o Instituto  produz conteúdo educacional sobre diversidade no ensino para o projeto DIVERSA. O objetivo é trocar experiências e construir conhecimento sobre o assunto por meio de um portal na internet, encontros presenciais e uma rede de troca de informações.

Instituto Sou da Paz

O Instituto Sou da Paz tem como missão contribuir para a efetivação de políticas públicas de segurança e prevenção da violência, pautadas por valores de democracia, justiça social e direitos humanos. As iniciativas apoiadas pela Fundação Lemann envolvem a mobilização da sociedade e do Estado e da difusão de práticas inovadoras nesta área.

Instituto Tênis

O Instituto Tênis conta com o apoio da Fundação Lemann para a formação da futura geração de tenistas brasileiros e a educação de jovens através do esporte. Por meio da formação de uma geração de tenistas que foram formados dentro de um ambiente competitivo, o instituto incentiva jovens que estão com a oportunidade de competir com os melhores tenistas do mundo.

IPEPO

O Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (IPEPO) realiza o Projeto de Treinamento em Visão, que oferece bolsas anuais para jovens pesquisadores . Além disso, envia pesquisadores para o John Hopkins, nos Estados Unidos,para desenvolver trabalhos especificamente relacionados à bioengenharia ocular no diagnóstico e tratamento de procedimentos cirúrgicos como retina e glaucoma, algumas das causas mais importantes de cegueira também no Brasil.

ITS Rio

A missão do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) é assegurar que o Brasil e o Sul Global respondam de maneira criativa e apropriada às oportunidades oferecidas  pela tecnologia na era digital. Com o apoio da Fundação Lemann, a organização desenvolvem projetos que envolvem a universalização e o monitoramento da qualidade de internet nas escolas públicas para o uso pedagógico por alunos e professores.

Hand Talk

Fundada em 2012, a Hand Talk realiza tradução digital e automática para a Língua Brasileira de Sinais, por meio de dois produtos principais: Seu Tradutor de Sites, que traz acessibilidade digital em Libras para a comunidade surda, e seu Aplicativo, que quebra a barreira de comunicação que há entre ela e os ouvintes. As soluções buscam democratizar o acesso à informação e à comunicação, sendo complementares ao trabalho dos intérpretes de Libras.

Jeduca

A Associação de Jornalistas da Educação (Jeduca), tem a missão de fomentar e colaborar para a qualificação do jornalismo na área de educação. Por meio de serviços como webinários, guias de cobertura e eventos, a Jeduca contribui para a melhoria da cobertura na área. Dentre suas iniciativas, a Jeduca já organizou o 1º Congresso de Jornalismo de Educação e disponibiliza o serviço "editor público", em que um jornalista experiente permanece à disposição para ajudar e jornalistas em pautas e projetos relacionados à temática educacional.

Letrus

O programa Desenvolvimento da Escrita para Escolas Públicas, da Letrus, é um resultado do apoio da Fundação Lemann e consiste em aplicar tecnologia ao aprendizado e desenvolvimento da escrita para 4 mil alunos da rede pública de São Paulo. A Letrus utiliza inteligência artificial para identificar as dificuldades e oferecer para os alunos e professores um feedback personalizado, necessário para o desenvolvimento da escrita e ações em sala de aula.

MGov

A MGov oferece produtos de comunicação inteligente para engajamento e avaliação, voltados ao desenvolvimento social. A parceria com a Fundação Lemann se dá pelo apoio ao EduqMais, uma plataforma que promove a comunicação entre escola e família por meio do envio de mensagens aos pais sobre os eventos escolares e atividades que desenvolvam habilidades socioemocionais dos alunos. O objetivo é apoiar gestores educacionais no engajamento das famílias, para que crianças e adolescentes tenham o suporte necessário para melhorar o desempenho escolar e permaneçam nas escolas.

Movimento Mapa Educação

O Movimento Mapa Educação  tem a missão de lutar por uma educação de qualidade para todos os brasileiros. Criando debates sobre temas centrais à educação do país e colocando o jovem como protagonista dessa mudança, o Mapa quer trazer a questão da educação em duas frentes: levar o debate às famílias brasileiras e cobrar de representantes eleitos medidas necessárias para melhorar a educação. Com a união dessas duas frentes, o Mapa utiliza o apoio da Fundação para mobilizar a sociedade para contribuir nesse processo de mudança.

RAPS

A RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) tem como missão contribuir para o aperfeiçoamento da democracia brasileira com a formação de lideranças políticas com princípios da sustentabilidade. Com o suporte da Fundação Lemann, a RAPS oferece capacitação e formação de uma rede de líderes éticos e transparentes que levem a missão e os valores sustentáveis da organização para a atuação política.

SciBr Foundation

A SciBr Foundation tem como objetivo promover conexões e troca de conhecimento em inovação, ciência, educação e pesquisa.  O apoio oferecido pela Fundação Lemann visa conectar acadêmicos, cientistas e empreendedores brasileiros no exterior com empresas e instituições de pesquisa nacionais. Ao mobilizar estes talentos, a organização busca tornar o sistema de inovação brasileiro mais competitivo e internacionalizado e, ao mesmo tempo, criar redes de conhecimento interdisciplinares que atendam às demandas no Brasil.

Todos Pela Educação

Fundado em 2006, o Todos Pela Educação é um movimento da sociedade brasileira que tem como missão engajar o poder público e a sociedade brasileira no compromisso pela efetivação do direito das crianças e jovens a uma Educação Básica de qualidade.

Tuneduc

A Tuneduc tem a missão de empoderar as pessoas com evidências para tomarem melhores decisões em Educação. A Fundação Lemann os apoia nos programas Foco Aprendizagem e Foco Brasil. A Foco Aprendizagem foi  desenvolvida para organizar os dados da secretaria de Educação de São Paulo para a tomada de decisão nos processos de gestão pedagógica da rede. O projeto Foco Brasil, está baseado em uma plataforma de integração de dados educacionais e no fomento a gestão por meio de indicadores e está sendo implementado em diversos estados do país.

UFRJ - OBF

A equipe UFRJ da Olimpíada Brasileira de Física composta por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio do Rio de Janeiro está sendo preparada para a participação na Olimpíada Brasileira de Física. A UFRJ oferece aulas de física, palestras e visitas a laboratórios aos alunos,eguindo os pilares de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Undime

A Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) tem como objetivo  articular, mobilizar e integrar os Dirigentes Municipais de Educação do Brasil para construir e defender uma educação pública com qualidade social. Alguns dos frutos do apoio da Fundação Lemann e de outras instituições à Undime são: assessoria técnica educacional e legislativa, capacitação das equipes técnicas das secretarias, produção de conteúdo e a realização do Prêmio Undime de Jornalismo.

Universidade de St. Gallen

A Universidade de Saint. Gallen recebe apoio da Fundação Lemann no intercâmbio de estudantes, intercâmbio de professores e em seu think tank, sediado no Rio de Janeiro. O intercâmbio de professores e alunos entre a Suíça e o Brasil tem como objetivo fomentar a promoção de conhecimento em Legislação e Economia enquanto o think tank visa estabelecer projetos de longa duração no Brasil, com foco em  pensamento integrativo, ação responsável e no espírito empreendedor de inovação nos negócios e na sociedade, com destaque para a área de investimento de impacto.

USP-Harvard Alumni

A USP-Harvard Alumni tem como missão ampliar e facilitar o acesso de estudantes da Faculdade de Medicina da USP a intercâmbios na Harvard School of Public Health, Harvard Medical School e hospitais associados, de modo a estimular a troca e difusão de conhecimentos científicos, técnicos e sociais entre as duas universidades e promover a pesquisa como método fundamental na formação médica. Com o apoio da Fundação Lemann, é possível proporcionar a inserção do aluno em projetos de pesquisa básica em uma universidade de ponta e possibilitar a troca de ideias com acadêmicos de alto nível de diversas áreas do conhecimento.

Vetor Brasil

A missão do Vetor Brasil é criar uma rede de talentos engajada e diversa para o setor público brasileiro. A Fundação Lemann os apoia em dois programas - Trainees de Gestão Pública e Líderes de Gestão Pública -, através dos quais a organização atrai, seleciona e aloca tanto profissionais recém formados quanto experientes, motivados para a geração de impacto e construção de melhores políticas públicas, em cargos públicos em todas as regiões do país.