programae_laranja

As melhores ferramentas para aprender e ensinar a programar

Comece a programar agora!

Seu computador tem muito a aprender. Com você.

Afinal, programar é ensinar computadores a fazer o que você quiser

A programação é vista por muitos como um bicho de sete cabeças. Criar um software ou aplicativo sem estudo formal em uma faculdade especializada parece ser uma tarefa impossível. Queremos provar que não é bem assim e que, na verdade, qualquer um pode aprender a programar: basta falar a língua dos computadores.

O Programaê! foi criado justamente para isso: mostrar ao mundo que a programação é para todos, mobilizando cada vez mais pessoas em torno dessa causa. Para isso, ele reúne as melhores e mais simples ferramentas para aprender e ensinar a programar. Todas elas são gratuitas, em português e não exigem nenhum conhecimento prévio em programação.

Quem pode usar o Programaê! ?

O Programaê! pode ser usado por qualquer pessoa. De crianças brincando a profissionais em busca de novas habilidades, de professores que queiram transmitir conhecimento a jovens em busca de um passatempo. Para construir sites, aplicativos ou apenas por curiosidade.

Em todos os casos, você não precisa ter experiência alguma em programação.

Para professores

Se você é um professor, verá que usar o Programaê! é bastante simples: você não precisa saber programar e ele já disponibiliza planos de aula e sugestões. Mas se você quer ir ainda mais fundo no projeto e aprender a usar todos os seus recursos pedagógicos, conheça o Aprenda a ensinar programação com o Programaê!, curso online e gratuito no Coursera. Além de apresentar o site e os planos de aula, propõe atividades desplugadas e explica a importância do ensino de programação para o desenvolvimento de competências.

Comece a aprender agora!

Nas escolas

Saiba como  levar o Programaê! para sua escola com apoio da Fundação Lemann. Clique aqui.

Conheça aqui o informativo sobre o Programaê! nas escolas.

Comece agora!

Conheça todas as ferramentas oferecidas pelo Programaê! e comece a programar agora!

Scratch: Indicado para quem está se aventurando em programação pela primeira vez. Você aprenderá os fundamentos da programação sem nem perceber que está escrevendo códigos! Não esqueça de alterar o idioma para Português (Brasil) no rodapé do site.

Khan Academy: Se você quer aprender programação de uma maneira divertida, resolvendo desafios que exploram animações, desenhos e criação de jogos, a Khan Academy é o lugar ideal. Junte-se aos milhões de programadores dessa plataforma e exiba os seus melhores projetos para todos poderem ver!

Code.org: Que tal aprender programação com o Mark Zuckerberg e com o Bill Gates? A Code.org é uma referência mundial em ensino de programação e criou um currículo recheado de mini games, atividades off-line e vídeos com celebridades que apresentam os conceitos fundamentais de programação. Não esqueça de alterar o idioma para Português (Brasil) no rodapé do site.

Codecademy: Já pensou em construir o seu próprio website? A Codecademy é o lugar certo para você que quer começar do zero, criar seu próprio negócio, ou até mesmo para aqueles que já tem certa experiência e querem se aperfeiçoar em alguma linguagem de programação.

Fábrica de aplicativos: Criar um aplicativo para seu celular nunca foi tão fácil! Em poucos minutos você será capaz de criar e compartilhar seu app através da maior e mais acessível plataforma de criação de aplicativos do mundo.

Proggy: Essa plataforma online conta com uma coletânea de projetos e desafios para você apurar sua lógica de programação e tirar suas dúvidas com vídeos curtos e focados em temas específicos.

Ano do código: Assim como nós no Programaê!, tem muita gente que já está se mexendo para aprender e ensinar programação. O Ano do Código oferece exercícios interativos e material de apoio para você que quer criar seu primeiro website, jogo ou aplicativo.

#NAREAL: Se você acredita no poder da tecnologia para a transformação social, o #NAREAL é o lugar certo. Lá você encontra pessoas que compartilham de seus ideais e tem acesso a um curso inovador sobre o uso de tecnologias para a resolução de problemas sociais.

Planos de aula Programaê!Se você é professor e quer ensinar seus alunos a desenvolver o pensamento computacional através da programação, o Programaê! pode te ajudar. Oferecemos um plano de trinta aulas, apresentando elementos de lógica de programação e mostrando aos alunos como eles podem desenvolver seus próprios projetos. Você não precisa saber programar! Basta ter um computador e banda larga.

Participe do movimento

Acreditamos que ciências da computação e programação são conhecimentos que oferecem infinitas possibilidades e que não deveriam ser restritos a poucos - e queremos que você também tenha acesso a eles!

Dê o primeiro passo e conheça iniciativas que também estão trabalhando para que a programação seja um conhecimento de todos.

Code.org e Hora do Código

A Code.org é uma organização sem fins lucrativos dedicada a expandir o ensino de ciência da computação, tornando-a disponível em mais escolas e aumentando a participação de mulheres e negros.

Ela é responsável pela iniciativa Hour of Code que, nos Estados Unidos, ganhou apoio do presidente Barack Obama e de empreendedores como Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. No Brasil, chegou em bom português: Hora do Código. Apoiada pela Fundação Lemann e pelo Programaê!, a Hora do Código propõe que as pessoas se aventurem pela programação por uma hora. Através de mais de 60 tutoriais simples e divertidos, você pode se juntar a 100 milhões de pessoas que já participaram da Hora do Código no ao redor do mundo. Participe!

Code Club Brasil

A missão do CodeClubBrasil.org é fazer com que cada criança tenha a oportunidade de aprender a programar. Para isso, ele oferece material de ensino e uma estrutura de voluntariado que apoia a realização de atividades extra-curriculares ligadas à programação de computadores. Qualquer pessoa que já sabe programar pode ser instrutor voluntário de um clube.

Torne-se um instrutor voluntário

Mão na massa

A cultura maker na educação

O movimento Maker, extensão da cultura "Faça você mesmo", incentiva que qualquer pessoa fabrique ou modifique todo o tipo de coisa com suas próprias mãos. No Programaê!, a gente acredita que este pensamento também é possível na educação. E foi pensando nisso que criamos o Makers Educa, que tem como missão formar uma rede de professores, educadores, artistas, pesquisadores e empreendedores com vontade de colocar a mão na massa para aprimorar (ou construir do zero) propostas educacionais.

Saiba mais!

Precisa de ajuda?

Problemas ao usar o Programaê!? Entre em contato conosco!

Uma iniciativa