Projeto de vida

O que é ensinado na escola prepara os jovens para a vida em sociedade?

Será que o que é ensinado na escola prepara os jovens para a vida em sociedade?

Em outras palavras, será que a escola está conseguindo preparar os jovens para que sejam capazes de concretizar os seus diferentes projetos de vida?

A pesquisa Projeto de Vida, feita pela Fundação Lemann com apoio técnico do Movimento Todos pela Educação, buscou respostas para essas perguntas e demonstra que há uma grande desconexão entre o que se ensina na escola e o que os jovens precisam para seguir a vida.

Os resultados da pesquisa contribuem para o debate sobre o que se espera que alunos aprendam na escola, de forma que estejam preparados para uma vida plena e produtiva após a conclusão da Educação Básica.

whatsapp-01

whatsapp-01

Resultados

Na pesquisa foram feitas 126 entrevistas em profundidade com  jovens egressos do ensino básico, pessoas com quem se relacionam fora da escola e alguns especialistas em educação. Os resultados podem ser conferidos abaixo:

Projeto de Vida

 

 

Faltam competências como comunicação, raciocínio lógico e resolução de problemas. Além de habilidades socioemocionais e saber utilizar as tecnologias.

O que se descobriu foi que mesmo estes jovens tendo tido um bom resultado no Enem, de acordo com seus empregadores e professores universitários eles têm dificuldades em conteúdos básicos: não conseguem escrever textos simples como e-mails e não conseguem interpretar matemática básica para calcular trocos.

PDV aspas

Além disso, os alunos indicam que não veem aplicação prática no que aprendem na escola e não entendem como usar os conhecimentos nela aprendidos em seu futuro profissional ou acadêmico.

Recomendações

Também foram entrevistados especialistas em currículo que fizeram recomendações para Língua Portuguesa e Matemática, confira a seguir: