Use dados. Transforme a educação.

Explore e use os dados

Por uma revolução educacional baseada em evidências

O QEdu está mudando a forma como as pessoas usam dados sobre a educação no Brasil

O QEdu é um portal aberto e gratuito, com todas as informações públicas sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, município e estado do Brasil. Ele oferece dados da Prova Brasil, do Censo Escolar, do Ideb e do Enem de forma simples e acessível a qualquer um, seja estudante, professor, gestor, jornalista, pesquisador ou secretário.

A plataforma nasceu da crença de que apenas munidos de evidências claras gestores educacionais poderão planejar as mudanças e melhorias que a educação necessita. Por isso, o QEdu oferece a melhor experiência na pesquisa e acompanhamento dos resultados de desempenho da educação nacional.

Os números do QEdu já resultaram em estudos como o Excelência com Equidade, realizado pela Fundação Lemann em parceria com o Itaú BBA, cujo foco foram as 215 escolas públicas do Brasil que atendem alunos de baixo nível socioeconômico e que garantem o aprendizado de seus alunos.

Uma realização

O que podemos aprender com 215 escolas brasileiras

É possível superar os desafios socioeconômicos e ter na escola um ambiente de efetivo aprendizado?

Desde 2012, a Fundação Lemann, em parceria com o Itaú BBA, vem trabalhando no estudo Excelência com Equidade. Com uma pesquisa aprofundada que contou com etapas qualitativa e quantitativa em 215 escolas brasileiras, os resultados mostram que é possível identificar e absorver boas práticas de ensino apesar das condições adversas do contexto onde se inserem. Longe de criar ilhas de excelência, o estudo espera contribuir para a construção de evidências inspiradoras para a melhoria da educação e a garantia do acesso irrestrito de todos os brasileiros a uma formação orientada pela excelência.

No QEdu, você encontra a série completa de vídeos do estudo, além de ter acesso ao download de todas as etapas da pesquisa e de seu relatório completo.

Confira o estudo

Ideb 2015

Em setembro de 2016, o Ministério da Educação publicou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica  (Ideb) de 2015.

- Confira todos os dados no QEdu

- Veja a análise sobre estes resultados feita por Ernesto Martins Faria, gerente de projetos da Fundação Lemann