Quem somos

Educação de qualidade para todas as crianças brasileiras.
Líderes focados no desenvolvimento social do Brasil.

Desenvolvemos e apoiamos projetos inovadores em educação, realizamos pesquisas para embasar políticas públicas no setor, oferecemos formação para profissionais da educação e para o aprimoramento de lideranças em diversas áreas.

Fundada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann, a Fundação Lemann é uma organização familiar sem fins lucrativos. Com nossas iniciativas e ações, buscamos contribuir para que o Brasil tenha, até 2018, soluções inovadoras de alta qualidade no cotidiano da educação de 30 milhões de pessoas, mais 200 mil professores capazes de garantir o aprendizado de todos os seus alunos, 65 líderes promovendo e acelerando transformações sociais de alto impacto e um padrão claro e de altas expectativas do que é esperado que todos os alunos aprendam.

Nossa equipe

Um time de profissionais engajados e comprometidos com a educação brasileira.

Conselho
Jorge Paulo Lemann - Presidente Paulo Lemann Prof. Dr. Peter Nobel Susanna Lemann Peter Graber
Assistente do conselho
Dr. Christoph Peter

Denis Mizne

Diretor Executivo

Advogado formado pela USP, foi visiting scholar na Universidade Columbia e Yale World Fellow na Universidade Yale. Fundou e preside o Conselho do Instituto Sou da Paz. É membro do Conselho da Fundação Roberto Marinho e do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.

Flavia Goulart

Diretora de Projetos

Com formação em direito e em administração, trabalhou por cinco anos na McKinsey & Co, onde se especializou em setor público. Apaixonada por impacto social, fundou o Instituto Sou da Paz e foi Vice-presidente do Instituto Gol Brasil. Adora pedalar, jogar futebol, viajar e escrever.

Camila Pereira

Diretora de Projetos

FORMADA EM JORNALISMO PELA PUC-RIO, FOI TRAINEE DA EDITORA ABRIL, ONDE TRABALHOU COMO REPÓRTER E EDITORA. DESDE 2009 NA FUNDAÇÃO LEMANN, HOJE LIDERA A ÁREA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, BUSCANDO CONTRIBUIR PARA O DESENHO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS QUE REALMENTE IMPACTEM AS SALAS DE AULA.

Ana Catarina Pinheiro

Gerente de comunicação

Jornalista e historiadora, trabalha desde 2006 com comunicação no terceiro setor. Tem experiência em gestão de projetos, estratégia de comunicação integrada e produção executiva. Idealista irremediável, tem interesse por educação disruptiva, diversidade cultural, ecologia urbana, desenvolvimento sustentável e bicicletas.

Anna Laura Schmidt

Gerente de projetos

Pesquisadora com mestrado em neurobioquímica, trabalha há mais de cinco anos com estratégia e desenvolvimento de liderança. Foi líder na AIESEC no Brasil e no exterior e acredita no poder transformador da educação. Adora comida indiana, altura e viagens a destinos pouco comuns.

Daniela Caldeirinha

Gerente de projetos

Jornalista e pós-graduada em sócio-psicologia. Tem experiência de mais de dez anos coordenando a comunicação institucional de empresas e organizações não governamentais. Maluca por aprender, por chocolate, por gente e por suas gatinhas.

Ernesto Martins Faria

Gerente de projetos

ECONOMISTA E MESTRE EM GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS, FAZ PESQUISAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO DESDE 2007. DENTRO DA FUNDAÇÃO, COORDENOU O DESENVOLVIMENTO DO PORTAL QEDU E DA SÉRIE DE ESTUDOS EXCELÊNCIA COM EQUIDADE. ESCRITOR NAS HORAS VAGAS E PRATICANTE DE TÊNIS, É O MELHOR AMIGO DA LUNA (A MALTÊS DE SUA MÃE).

Felipe Proto

Gerente de Gente e Gestão

É formado em administração com pós-graduação em gestão de negócios e inovação, especialização em liderança e competitividade para a América Latina. Trabalhou por cinco anos em uma consultoria de gestão. Adora esportes e sonha com um país mais eficiente e inovador.

Guilherme Antunes

Gerente de projetos

Graduado e mestre em administração, trabalhou na consultoria de gestão McKinsey & Company por três anos antes de se juntar à Fundação Lemann.  Também teve passagens pelo grupo educacional Kroton, pelo instituto de pesquisa Nielsen, pela startup de publicidade boo-box e pela ONG TechnoServe, no Quênia.  É apaixonado por desfiles de carnaval e escolas de samba.

Lara Alcadipani

Gerente de comunicação

Formada em jornalismo e pós-graduada em estéticas tecnológicas. Aposta na inovação e na tecnologia como ferramentas para soluções criativas às mais diversas questões da vida. Nas horas vagas, está sempre bolando um novo projeto e não abre mão de aproveitar, ocupar e viver a cidade.

Camila Lacerda

Coordenadora de comunicação

Baiana, veio para São Paulo em 2014. Formada em administração, trabalhou por seis anos na AIESEC, morando em países como Colômbia e Rússia. É apaixonada por filmes e pipoca e adora conhecer novas culturas.

David Boyd

Coordenador de projetos

Mestre em políticas públicas de educação pela Universidade Harvard, trabalhou no gabinete do ministro federal de educação na Austrália, onde se responsabilizou por reformas na formação de professores e no financiamento das escolas. Mudou-se para o Brasil em 2013 e sonha em conhecer todos os cantos do país.

Elke Klaassen

Coordenadora de projetos

Formada em finanças e em gestão de tecnologia, fez MBA na INSEAD e trabalhou por oito anos na The Boston Consulting Group em Amsterdam. É apaixonada por criar impacto real com uma ótima equipe. Adora esportes, família e cozinhar.

Felipe Michel Braga

Coordenador de projetos

ADMINISTRADOR PÚBLICO PELA Fundação João Pinheiro, eCONOMISTA PELA UFMG e COM MESTRADO EM EDUCAÇÃO da universidade STANFORD. NA FUNDAÇÃO LEMANN, PROMOVE AÇÕES PARA ELEVAR A ESCALA, A EXCELÊNCIA E A EQUIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. EXÍMIO GOLEIRO E DANÇARINO.

Fernanda Ribeiro

Coordenadora de projetos

GRADUADA EM ECONOMIA E MESTRE EM FINANÇAS E ECONOMIA, tem EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE PROJETOS EM UMA CONSULTORIA ECONÔMICA E EM GESTÃO DE RISCOS NAS INDÚSTRIAS FARMACÊUTICA E DE BENS DE CONSUMO. ADORA ANIMAIS, CINEMA E LIVROS DE FICÇÃO.

Gabryel Ferrari

Coordenador de projetos

Baiano, apaixonado por São Paulo. Administrador, já trabalhou com design, comunicaçaõ, RH, consultoria, gestão de projetos e na área social. Tem a missão pessoal de gerar oportunidades para que pessoas transformadoras usem seu potencial de modo útil. Não vive sem sua Bic 4 cores, vinho, camisas xadrez, viajar e aprender algo novo diariamente.

Helena Velloso

Coordenadora de projetos

Graduada em administração pública e mestre em administração de empresas, trabalhou com sustentabilidade na Votorantim e na Gestão Origami.  Teve passagem pela área de gente e gestão da Ambev antes de se juntar à fundação Lemann. Adora mergulhar, cozinhar e trabalhar para mudar o Brasil.

Julia Tami Ishikawa

Coordenadora de projetos

Formada em jornalismo pela USP, é apaixonada por educação, comunicação e cinema. Foi estagiária e consultora na UNESCO, onde trabalhou com políticas de acesso à informação e desenvolvimento da mídia. Adora livros, esportes, viagens e documentários.

Juliana Cavalcante

Coordenadora de projetos

Nascida no Rio de Janeiro e criada no Ceará, é formada em engenharia. Trabalhou em uma consultoria estratégica e fez parte da AIESEC na universidade. O seu grande objetivo é conquistar todos os territórios do mundo. Adora viajar, reunir os amigos, dançar e jogar tênis. Tornou-se Lemann Fellow em julho de 2015 e estudará no MIT.

Lucas Rocha

Coordenador de projetos

Engenheiro de computação e amante de programação. Morou e trabalhou na Malásia e foi trainee do Itaú Unibanco. É um sonhador inveterado e apaixonado pelo poder de transformação da tecnologia e da educação.

Renata Oliveira Leal de Souza

Coordenadora de Financeiro

Carioca, formada em administração de empresas, trabalhou por mais de dez anos na H. Stern. Em 2011, mudou-se para São Paulo, quando entrou para o time da Fundação Lemann. É apaixonada por praia, sol e cachorros de rua. Também adora viajar.  

Roberta Loboda Biondi

Coordenadora de projetos

Doutora pela Escola de Economia de São Paulo da FGV, fez mestrado e graduou-se em economia na FEA-USP de Ribeirão Preto. Atua na área de economia da educação desde 2006 por acreditar que boas políticas educacionais podem mudar o Brasil. Adora aprender sobre qualquer coisa, brincar com sua filha e viajar com a família.

Stefanie Ferracciu

Coordenadora de projetos

É carioca e mora em São Paulo.  Formada em psicologia, trabalha há sete anos com desenvolvimento de pessoas em empresas de diferentes mercados e se encantou pelo propósito da Fundação Lemann. Além disso, é apaixonada por dança e séries.

Fernando Paiva

Especialista de dados e análises

Formado em Engenharia pela USP e pelo Politécnico de Turim, trabalhou três anos no mercado de tecnologia com análise de dados. Busca sempre aprender algo novo e acredita que a educação e a tecnologia são caminhos para uma sociedade mais igualitária.

Claudio Azzi

Trainee

Economista formado pela FGV, trabalhou em consultoria de estratégia e na Secretaria de Estado da Educação do Pará. Carioca e membro da Rede Vetor Brasil, está aprendendo a cozinhar e a dançar.

Isadora Caiuby

Trainee

Formada em Relações Internacionais pela USP.  Apaixonada por temas sociais, já trabalhou com moradia, empreendedorismo social, microcrédito, refugiados e análise política. Acredita que a melhoria da educação é um fim em si mesmo e um meio para a resolução de diversos outros problemas sociais. Ama voleibol e trilhas.

Neimy Escobar

Trainee

Criada em Las Vegas, se formou em ética e religião pela Universidade Harvard. É apaixonada por estudar a organização de estruturas sociais em torno de causas transformadoras. Foi mentora de jovens talentos de baixa renda no Brasil e trabalhou em uma startup em São Francisco. Não dispensa uma noite de jogos de tabuleiro acompanhada de um bom vinho.

Victoria Giroto

Trainee

Formada em Contabilidade pela USP, trabalhou no mercado financeiro e na start-up GuiaBolso, apaixonada por transformar a vida financeira das pessoas. Sonha em melhorar a vida dos brasileiros e acredita que a educação é o principal meio de fazer isso. Vegetariana, estuda feminismo, ama escrever, vôlei, ballet clássico, idiomas, ler e viajar.

Carlos Henrique Uehara

Analista de projetos

Paulistano Waldorf, formado em Engenharia de Produção pela USP, trabalhou por três anos na consultoria de gestão empresarial A.T. Kearney nos escritórios de São Paulo e de Zurique antes de se juntar à Fundação Lemann. Acredita que a melhor maneira de contribuir para o desenvolvimento do país é através da educação. Adora jogar futebol, esquiar e conhecer novas culturas.

Caroline Banzoli Arede

Analista de projetos

Formada em economia e administração no Insper, trabalhou por dois anos e meio no mercado financeiro. Morou na Alemanha por um ano durante o Ensino Médio e fez trabalho voluntário por dois meses no Grameen Bank em Bangladesh. Adora ver seriados e escrever, além de ser apaixonada por animais, principalmente cachorros de rua.

Érika de Souza Nascimento

Analista de projetos

Formada em Publicidade e Propaganda, fez parte da Associação Atlética Acadêmica da ECA-USP e sempre teve interesse em política. Estudou ciências sociais durante um intercâmbio na Espanha. Joga basquete e adora açaí com leite condensado.

Gabriela Néspoli

Analista de projetos

Formada em Relações Internacionais, apaixonou-se por educação pelo seu potencial de transformação da sociedade. Busca estar cada vez mais presente no chão da escola, desenvolvendo projetos como educadora. Adora ler, pedalar pela cidade e conhecer novas culturas.    

Guilherme Barros

Analista de projetos

Formado em Economia, estudou na Alemanha e em Singapura. Atuou em uma Multinacional de bens de consumo na Ásia, em um Fundo de investimentos para Energias Renováveis e em Consultoria de reestruturação. Apaixonado por esportes e viagens, pretende velejar pela Antártica um dia.

Henrique Pimentel Filho

Analista de projetos

Formado em Administração Pública, foi cofundador do Cursinho FGV, voltado para alunos de escola pública. Apaixonado pelas temáticas sociais, acredita que a educação é o instrumento mais forte para a mudança. Quando não está tentando mudar o Brasil, gosta de ir ao cinema e viajar.

Julia Callegari

Analista de projetos

Cursou Relações Internacionais e pós-graduação em Economia. Trabalhou como analista econômica, de políticas públicas e em uma consultoria de gestão. Na ONU, se especializou no estudo dos desafios sociais e econômicos da América Latina. É amante de teatro, faz capoeira e não mede esforços para trabalhar na construção de um Brasil mais humano e desenvolvido.

Leonardo Correia

Analista de projetos

Formado em direito e em relações internacionais, trabalhou na Fundação GlobalGiving e criou o projeto Salgueiro Sustentável. Foi um dos fundadores da empresa jr. Panorama Consultoria Internacional. Ama nadar, viajar e sonha em criar um negócio social que mude o mundo.

Letícia Sakata

Analista de comunicação

Formada em Jornalismo pela USP, participou ativamente de diversas entidades acadêmicas durante a graduação. Foi voluntária em projetos direcionados a crianças, jovens e adultos, e acredita que uma educação inovadora e de qualidade para todos seja a chave para que mudanças sociais aconteçam no Brasil. Paulistana, ama São Paulo por sua diversidade cultural.

Lucas Cardoso Santos

Analista de projetos

Administrador de Empresas e entusiasta por Cultura e Política. Trabalhou por dois anos em uma grande Consultoria de Gestão. Filho e neto de Educadores, acredita que a educação tem o poder para provocar mudanças sociais.

Lucas Nurches

Analista Financeiro

Formado em Economia Empresarial e Controladoria na USP Ribeirão Preto, já atuou em multinacional de bens de consumo, auditoria big 4 e startup. Morou em Bruxelas (Bélgica) e sonha com um país mais justo. É viciado em música, adora fazer mochilão e gosta de conhecer novas culturas.

Mariana Fontoura

Analista de projetos

Soteropolitana, formada em administração de empresas e apaixonada por gerar resultados. Trabalhou fundamentalmente em organizações sociais e startups. Adora dançar, ir à praia e ao cinema.

Marina Ribeiro

Analista de projetos

Apaixonada por informar, fez jornalismo para poder mudar o mundo. Cobriu educação e empreendedorismo antes de vir para a Fundação Lemann. Há mais de dez anos é voluntária em obras sociais e já foi professora de redação em um projeto de extensão universitária. Gosta de lutar jiu-jitsu, praia e chocolate.

Patrícia Prante

Analista de projetos

Goiana, formada em Economia e Administração pelo Insper, trabalhou com macroeconomia em um banco e em consultoria estratégica. Acredita que é possível construir um país melhor com conhecimento e oportunidades. Adora aprender coisas novas, reunir os amigos e quer viajar pelo mundo um dia.  

Priscila Silvério

Analista de comunicação

Formada em Jornalismo, é apaixonada pela escrita e a arte de contar histórias, acreditando na comunicação como ferramenta transformadora. Trabalhou com produção de conteúdo e startup. Tem interesse em política, prosa poética e comunicação não-violenta. Gosta de escalada indoor, livros e viagens.

Rafael Pontuschka

Analista de projetos

Bacharel em economia e mestrando em economia aplicada. Formado por dois incríveis educadores: seus pais, Arvid e Mara. Quer contribuir para que todas as crianças do Brasil tenham educação de qualidade, mas sabe que sozinho isso é impossível.

Samuel Holanda

Analista de projetos

Cearense e engenheiro, morou um ano na Hungria, onde virou entusiasta de políticas públicas eficientes de mobilidade urbana, área na qual já trabalhou. Viajante constante, seja para lugares novos ou para visitar a família, discorda que política, futebol e religião não se discutem.

Tiago Maluta

Analista de projetos

Engenheiro de formação, mas educador de coração. Acredita no poder disruptivo da tecnologia para melhorar a educação no Brasil e trabalha para que todos tenham oportunidade de utilizá-la.

Erik Takara

Analista de Comunicação Jr.

Estudante de Administração de empresas, mas com seu coração na área de design. Realizou trabalho voluntário na Austrália, é vice-diretor de uma entidade de capacitação de jovens e acredita que a educação é a base para um futuro melhor. Adora tocar violão, andar de skate e bater papo em cafeterias.  

Michelle Oliveira

Assistente Executiva e Administrativa

Técnica em Administração, começou a trabalhar aos 16 anos e acredita que a experiência de trabalho lhe ensinou quase tudo que sabe. Há uma década ao lado de Denis Mizne, também atuou no Instituto Sou da Paz por seis anos. Adora ir ao cinema e comer e, reza a lenda, faz um bolo de cenoura muito bom.

Caliane Rocha

Assistente Financeiro

Estudante de administração de empresas, essa é sua primeira experiência profissional. Baiana, mudou-se definitivamente para São Paulo em 2010 e admite não conseguir mais viver sem a correria da cidade. Adora viajar, ver filmes e andar de moto.

Dyane Ferreira

Auxiliar admistrativa

Estudante de engenharia civil, trabalha há oito anos na área administrativa. Se interessa por temas relacionados à educação, especialmente ao que diz respeito à boa formação de alunos e professores no Brasil. Adora arte, praia e livros.
 

Emillin Alencar

Auxiliar administrativa

Concluiu em 2015 um curso técnico profissionalizante no Instituto ProA, ficando entre os 35 melhores alunos, e esta é sua primeira experiência profissional. Catarinense, mudou-se para São Paulo aos 5 anos. É musicista e tocou clarinete por dois anos na igreja que frequenta. Adora sair com os amigos e ir ao cinema.

Jessica Oliveira Silva

Estagiária de projetos

Chamada de Pssora na Unesp de Ilha Solteira, é graduanda em Engenharia Civil, co-fundadora da Empresa Júnior Alicerce e apaixonada pelo Movimento Empresa Júnior. Vê a educação e o empreendedorismo como base para o avanço do Brasil. Seu lema: "o não você já tem!" Adora cozinhar pra galera, dançar e é louca por filmes.

Luciana Elmais

Estagiária de projetos

Atualmente cursa Administração Pública na FGV.  Se apaixonou por educação quando foi professora de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos. Já se envolveu em projetos relacionados a gênero, microcrédito e direitos humanos. Gosta muito de viajar, conhecer pessoas e comida japonesa.

Pedro Alves Cimionatto

Estagiário de projetos

Formado em administração, atualmente é estudante de design. Com passagem pela startup GuiaBolso e pela Abril Mídia, acredita no enorme potencial de transformação da tecnologia e da educação. Apaixonado por música, arte e cultura, está sempre procurando alguma forma de compreender melhor o mundo em que vive.

Relatórios anuais

Baixe nossos relatórios anuais e conheça um pouco mais da
nossa história

Para visualizar ou imprimir o arquivo em PDF, é preciso ter o Adobe Acrobat Reader instalado no computador.
Se você ainda não tem o software, uma versão gratuita está disponível para download em www.adobe.com.

Contato

Entre em contato conosco






Parceiros institucionais