3º Encontro Nacional - Rede Conectando Saberes

100 dos melhores professores do Brasil juntos para pensar os desafios da educação

Nos dias 28 e 29 de outubro, cerca de 100 dos melhores educadores do Brasil participaram do 3º Encontro Nacional da Rede Conectando Saberes

A rede, criada em 2015 e presente em 14 núcleos (regiões ao redor do Brasil), é feita por educadores e para educadores. Sua grande missão é:

"Construir espaços coletivos presenciais e virtuais para aproximar educadores(as) que se comprometam em fazer a educação pública de qualidade, visando à transformação social."

Durante o encontro, os participantes aproveitaram para compartilhar experiências, refletir coletivamente e colocar a mão na massa. Políticas públicas, altas expectativas, liderança e comunicação foram alguns dos temas debatidos e trabalhados.

Conectando_saberes_dia1

Dia 01 - Do sonho ao desafio sistêmico

28 de outubro era um sábado de sonhos e expectativas para os educadores da Conectando Saberes. A manhã começou com aplausos e música para a entrada de cada membro da rede, além de falas inspiradoras em estilo declamação de poesia do diretor Willmann Costa e da professora Debora Garofalo. Will_Debora_Conectando A manhã contou ainda com a fala de Denis Mizne, diretor da Fundação Lemann, que apoia e facilita a expansão da rede. “A educação vai mudar só se for de dentro pra fora. Acreditamos que a transformação rumo à uma educação pública de excelência e com equidade virá de dentro. Tem muita gente com conhecimento a agregar, mas o conhecimento dos professores é essencial para isso.” Depois, a rede pensou sobre políticas públicas e em como lidar com os desafios sistêmicos acerca da educação. Para isso, contaram com Rebecca Kockler, do departamento de educação de Louisiana - estado mais pobre dos EUA. Ela falou sobre reformas educacionais e contou como Louisiana realizou a implementação do Common Core (equivalente à Base Nacional Comum Curricular aqui no Brasil). Fortalecer a liderança pedagógica e os gestores, garantir coerência entre os recursos disponibilizados pela secretaria de educação, envolver e tornar os professores embaixadores do processo são alguns aprendizados compartilhados. Os educadores também fizeram perguntas e tiraram dúvidas com a convidada. Veja como foi o bate-papo na íntegra! Durante a tarde, a rede conheceu o programa Ensina Brasil, que apoia jovens lideranças que querem transformar a educação. Por dois anos, os participantes ficam em escolas públicas recebendo capacitação e mentoria a fim de aprender mais sobre a realidade do país. A conversa entre os Ensinas e a Conectando Saberes foi uma oportunidade de troca de experiências entre educadores que estão há 30 anos na docência e professores de primeira viagem. Conectando_saberes_Ensina_Brasil Ao longo do dia, a rede também fez exercícios práticos para definir ações que estimulem as altas expectativas em seus núcleos. Para terminar em alto astral, curtiram uma festinha anos 60 com muita dança e diversão!

  • 100 dos melhores educadores do Brasil juntos no 3º Encontro Nacional da Rede Conectando Saberes

  • Troca de ideias, experiências e muito carinho ♥

  • Camila Pereira, nossa diretora, fala sobre políticas públicas durante encontro

  • Durante o evento, cada educador tinha o seu papel. O professor Henrique Lisboa, de Belo Horizonte, era repórter e registrou os melhores momentos

  • Marlúcia, de Marataízes, conversa com professores de primeira viagem do Ensina Brasil

  • Baile anos 60 com professores e professoras é muito mais divertido Hora da foto!

  • Anotar, refletir e debater!

  • Bate-papo com Rebecca Kockler, do Departamento de Educação de Louisiana

  • Claudia Costin também conversou com os educadores

  • Jacqueline Kahura, professora do Quênia e uma das palestrantes do encontro

  • Mão na massa e ideias na parede

  • Lucas Machado, nosso coordenador, conversa com os educadores

  • Pensar junto é bem melhor ♥

  • Os sonhos para a educação

  • Nosso facilitador Max Braga ajudou a conduzir as conversas e atividades

  • Hora da foto!

  • A professora Mara está há 30 anos no mundo da educação ♥

  • Além de trocar aprendizados, educadores também trocaram livros

  • Lara Alcadipani, nossa gerente de Comunicação e Relacionamento com Professores

  • Teve até foto tirada com câmera drone!

Dia 02 - O direito de aprender e a potência de cada aluno e professor

A manhã do segundo dia já começou cheia de inspiração e reflexões com Claudia Costin, especialista em educação e diretora do centro de políticas educacionais da Fundação Getúlio Vargas.

Claudia falou sobre o direito de aprender, os desafios da educação na sala de aula e na gestão pública, a Base Nacional Comum Curricular, a profissão professor, entre outros temas. A convidada também conversou e tirou dúvidas dos educadores e de quem acompanhava a transmissão ao vivo. Assista agora!

"Protagonismo do aluno tem a ver com mostrar que ele é portador de um sonho e que seus estudos podem se conectar com este sonho." - Claudia Costin

 

O final do encontro ainda prometia mais emoções com o painel da professora queniana Jacqueline Kahura. Ela lidera projetos sociais como o Lifting the Barriers (LIBA), que desde 2011 promove o empoderamento de mulheres e apoia a educação em áreas rurais do país. Além disso, oferece mentoria e coaching a outros professores.

"Nós, professores, temos que acreditar nas nossas próprias competências. Se você não acreditar em você, como vai acreditar no seu aluno?" - Jacqueline Kahura

Estes são alguns dos melhores momentos do 3º Encontro Nacional da Conectando Saberes. Fique de olho em nossos canais que, em breve, teremos mais vídeos do evento. Para saber mais sobre a rede clique aqui.

Botao

logo