Road Show 2016

Uma imersão na realidade e desafios do país

Três dias de imersão

Encontros, vivências e aprendizados

Março de 2016. Os Lemann Fellows se preparavam para viver três dias de imersão, encontros e aprendizados intensos. Começava a 5ª edição do Road Show, uma nova oportunidade de se reaproximar do país e conhecer instituições e líderes de peso no contexto nacional.

O programa

O programa Lemann Fellowship nasceu a partir de uma ideia muito simples: quando juntamos pessoas com boas ideias e intenções de causar transformações, o resultado só poderia ser ideias ainda melhores e transformações mais profundas.

Pensando nisso, apoiamos potenciais talentos que sonham em mudar o Brasil, assumindo o compromisso de ajudar o país ao encarar nossos desafios sociais. Quem se torna Lemann Fellow não só recebe uma bolsa de pós-graduação para universidades de excelência no exterior, mas também suporte e orientação para desenvolver liderança e carreira. Além disso, passa a integrar nossa rede que reúne desde novos profissionais e recém-formados até líderes que estão atuando no mercado e gerando alto impacto em projetos sociais.

Nos últimos cinco anos, o Programa já somou mais de 250 Lemann Fellows e realizou diversos tipos de encontros entre a rede.

Lemann Fellows Road Show

O reencontro com o Brasil

O último destes encontros foi o Road Show 2016, que teve como principal objetivo reunir Fellows que se formam este ano. A ideia é reviver a realidade e os desafios do contexto nacional, convidando à reflexão e inspirando os próximos passos de suas carreiras e projetos. Este ano, os participantes tiveram a oportunidade de compreender mais sobre a situação política e social do país, conhecendo atores-chave como o empresário Abilio Diniz, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso.

Imersão nos desafios

Quando nossos 14 Fellows convidados se reuniram para o evento, observamos a diversidade de perfis, experiências e conhecimentos. Cada um segue sua própria trajetória para realizar um desejo em comum: mudar o Brasil. No Road Show, eles vivem a chance de compartilhar aprendizados e debater ideias.

“Percebi e senti que sou parte de uma rede incrível de pessoas que querem doar suas vidas para que o nosso país seja melhor”, conta Tábata Amaral de Pontes – uma das Fellows mais jovens do Programa, estudante de Ciência Política e Astrofísica em Harvard. Para Carolina Morais Araújo, que conquistou uma bolsa em Columbia e concentra seus estudos em desenvolvimento político e econômico, os três dias de convivência serviram para o crescimento pessoal. “É muito interessante ouvir opiniões e perspectivas diferentes das minhas e, ainda assim, poder assimilá-las e incorporá-las em meu próprio entendimento”, explica.

roadred2

O Fellow José Frederico Lyra Netto, que fez mestrado em Políticas Públicas pela Harvard, reforça essa percepção: “A interação entre os Fellows também foi interessante porque podíamos discutir entre nós o balanço das conversas e chegar em alguns consensos”.

Além de fortalecer a conexão e interação da rede, o Road Show coloca os Fellows em contato direto com pessoas que estão lidando com os problemas do Brasil. “Aprendi bastante sobre o que está acontecendo no Brasil. Isso me ajudou muito em relação ao que quero fazer nos próximos anos. As experiências foram especiais para mim”, completa Tábata.

Para saber mais sobre o Road Show 2016, confira o artigo “Três dias que mudaram nossa visão” – assinado pelos nossos Lemann Fellows para o jornal Folha de São Paulo. E se quiser conhecer mais sobre o perfil dos Fellows, clique aqui!