A jornada empreendedora começou!

Tecnologias para transformar a aprendizagem

Este programa é realizado pela Fundação Lemann e a Universidade Columbia em parceria com a Artemisia

12 empreendedores brasileiros e 24 estudantes da Universidade Columbia  juntos para desenvolverem ideias que ajudem a solucionar desafios relevantes para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  Os temas são: defasagem, educação inclusiva e participação ativa de pais e responsáveis no processo de aprendizagem dos alunos.   

 

Conheça os participantes

Competências empreendedoras, experiência e alinhamento com o programa

Para o Desafio Start-Ed, buscamos pessoas que realmente querem empreender soluções inovadoras no setor educacional. No Brasil, selecionamos 12 participantes e, na Universidade Columbia, 24 estudantes. Eles trabalharão em equipes para investigar os desafios e desenvolver novas ideias.

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Fique por dentro!

Os participantes do Desafio Start-Ed já tiveram duas oficinas no Brasil e uma semana de aprendizados em Nova York, com estudantes e professores da Universidade Columbia.

Os encontros foram uma oportunidade de conhecerem mais sobre o sistema educacional brasileiro, os desafios específicos que serão trabalhados com a implementação da BNCC, o ciclo de design de experiência e a importância de conhecer as reais necessidades de quem será beneficiado pelas soluções desenvolvidas. Ou seja, os participantes entenderam melhor como entrevistar alunos, professores, gestores escolares e secretarias; como identificar e se concentrar nas necessidades das pessoas e como organizar aprendizados para garantir processos colaborativos que ajudam a gerar novas ideias.

Veja abaixo alguns momentos do Desafio Start-Ed!

 

Aprendizados de uma Jornada Empreendedora

O Desafio Start-Ed começou em outubro de 2017 e já tem muitos aprendizados para quem quer empreender em educação.

Os 36 participantes (12 empreendedores de educação e 24 estudantes da Universidade de Columbia) realizaram encontros, oficinas e atividades práticas para entenderem as reais necessidades e desafios no processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular. Veja alguns destes aprendizados agora!

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Educação no Brasil

✓ Existem 186 mil escolas, 2,2 milhões de professores e quase 49 milhões de alunos.

✓ 80% dos alunos estão nas escolas municipais e estaduais e 75,6% dos professores trabalham exclusivamente na rede pública.

✓ Apenas 14% dos alunos terminam o 9º ano com a aprendizagem adequada.

✓ 10,5 anos é o tempo médio que o brasileiro recebe de educação formal.

✓ 58% das escolas têm alunos com necessidades especiais.

Base Nacional Comum Curricular

✓ A BNCC define os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os alunos e alunas do Brasil têm o direito de aprender em sua vida escolar.

✓ A construção do documento começou em 2015 e, desde então, contou com mais de 12 milhões de contribuições de toda a sociedade.

✓ A BNCC é uma política de estado e não de governo, por isso, sua elaboração continuou mesmo passando por 8 ministros da educação e dois presidentes.

✓ A 3ª versão da BNCC contou com 5 seminários regionais e foi homologada em dezembro pelo Ministério da Educação.

 

Para virar o jogo na aprendizagem

✓ Cultura de altas expectativas: os empreendedores visitaram a Bronx Arena High School, que ajuda alunos que abandonaram a escola e querem uma segunda chance. Lá, os alunos podem assumir seu próprio aprendizado - cada um no seu ritmo!

✓ Gestão escolar é um destaque tanto na Bronx High School quanto no sistema de educação de Sobral, município a 274 km de Fortaleza que tem o melhor Ideb nos anos iniciais do Brasil. O espírito de liderança do diretor e a autonomia das escolas faz a diferença nas práticas dos professores e aprendizagem dos alunos.

✓ Metas claras de aprendizagem: ainda em Sobral, encontramos metas claras e alinhadas com os diferentes níveis de gestão do município. Isso faz com que todos entendam e trabalhem pelos mesmos objetivos.

✓ Desenvolvimento profissional e valorização: para uma educação de qualidade os professores e escolas precisam ser reconhecidos sempre. Também é fundamental garantir desenvolvimento profissional com formações continuadas que colaborem com as metas de aprendizagem.

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Foco nas necessidades

✓ Concentrar-se nas necessidades - e não nas soluções - é um dos princípios do design com foco no usuário. É natural se apegar em uma ideia ou problema hipotético, mas um verdadeiro empreendedor mergulha fundo para entender quais são as reais necessidades das pessoas e quais problemas precisam ser resolvidos para atender estas necessidades.

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✓ As perguntas certas fazem toda a diferença ao investigar necessidades. Uma dinâmica do Desafio Start-Ed pode ajudar a criar um vocabulário compartilhado para o momento de entrevistas e hipóteses. Primeiro, um participante apresentava uma ideia. O participante seguinte dizia "não" e oferecia outra ideia. A dinâmica segue até que todos apresentem suas sugestões. Depois, cada participante dá uma ideia e o próximo diz "sim", fazendo também um elogio. Dessa forma, todos são estimulados a refletirem sobre as diferenças comportamentais e fortalecer processos colaborativos.

✓ Outra dinâmica ajuda a focar nas informações mais importantes de uma história - habilidade essencial para o empreendedor. Em pares, os participantes compartilhavam histórias sobre a manhã mais emocionante que tiveram nas últimas semanas. Eles tinham até três minutos para chegar na parte principal da história. Enquanto um contava, o outro interagia e fazia perguntas.

Agora, os participantes do Desafio Start-Ed continuam estudando, pesquisando e conhecendo a realidade da educação para desenvolver suas soluções. Fique ligado em nossos canais para saber tudo sobre esta jornada empreendedora!

 

Dúvidas frequentes

Tem uma dúvida? Procure a resposta na lista abaixo:

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