Fundação Lemann e Nova Escola no SXSWedu 2017

Levaremos 11 dos melhores professores do Brasil para o maior evento de educação do mundo.

Da sala de aula para o mundo

O South by Southwest Edu Conference & Festival (SXSWedu) acontece em Austin, Texas, e é um dos principais eventos de tendências e inovação em educação do mundo. Todos os anos, as discussões ocorridas lá transformam e contribuem positivamente para avanços no universo educacional.

Em 2017, o SXSWedu acontece entre os dias 05 e 09 de março e a equipe da Fundação Lemann e da Nova Escola levam 11 professores de escolas públicas do Brasil para partilhar e conhecer novas práticas pedagógicas inspiradoras a fim de realizar conexões com profissionais excepcionais.

Durante o evento, os professores acompanham painéis que debatem educação de qualidade e entram em temas como tecnologia na sala de aula e jovens engajados pela transformação. Além disso, podem trocar experiências e boas práticas com outros educadores. Confira a programação completa:

Programacao

Professores no twitter

Para compartilhar os  aprendizados e trazer o máximo de conhecimento para o Brasil, os 11 professores estarão conectados contando tudo o que estão aprendendo no Twitter. Para acompanhar e conversar com eles, siga-os agora!

Desenho sem título (2)

Nosso espaço na programação

"Como engajar mais de 1 milhão de professores todos os dias?" é a pergunta que queremos responder em um dos maiores eventos de educação e inovação do mundo.

Durante o SXSWedu 2017, nosso diretor executivo, Denis Mizne, e o diretor editorial e de produtos da Revista Nova Escola, Leandro Beguoci, escolheram o diálogo com professores como tema do painel Como engajar um milhão de professores todos os dias”.

A escolha do tema

Em 2014, a Fundação Lemann realizou a pesquisa Conselho de Classe com professores do Brasil inteiro e percebeu que muitas políticas educacionais não chegavam à prática nas escolas por uma questão simples: os professores não eram ouvidos neste processo.

A ampliação dos canais de diálogo com eles poderia, portanto, contribuir significativamente para a elaboração de políticas mais alinhadas a realidade das salas de aula, garantindo a efetividade de iniciativas importantes para garantir a excelência educacional com equidade.

Essa questão foi colocada como prioridade e, em menos de um ano, a Fundação Lemann conseguiu garantir um canal diário de diálogo com professores que já ultrapassa a marca de 1 milhão de professores da rede pública - mais da metade do contingente nacional. O processo passou por uma investigação profunda sobre os diferentes perfis de professores, onde e como consumiam informação e quais as estratégias e conteúdos mais atraentes para gerar engajamento entre eles e, assim, colocá-los no centro do debate educacional.

Todos os dias, bem cedinho, publicaremos um resumo dos principais debates do dia anterior do SXSWEdu 2017 nas nossas redes da Fundação Lemann e Conselho de Classe. Fiquem ligados!