Volta às aulas

Professor, reunimos práticas didáticas, ideias e dicas de planejamento para você continuar o ano letivo com o pé direito. Aproveite!

Práticas inspiradoras

Exemplos que podem inspirar o seu cotidiano escolar

Vamos começar com inspirações para você que está sempre em busca de boas práticas. No estudo Excelência com Equidade, mostramos como escolas públicas conseguem alcançar bons resultados de aprendizagem atendendo a alunos de baixo nível socioeconômico. Junto com a revista Nova Escola, conversamos com três educadores que estão fazendo a diferença na vida de seus alunos.

 

ademir-almagro

Livre-se das aulas chatas

Com aulas dinâmicas, técnicas como a revisão e o uso de elementos populares, o professor de história Ademir Almagro dá contexto ao conteúdo de suas aulas para que os alunos possam associar aquele aprendizado às suas vidas. Veja um bate-papo em que ele compartilha algumas de suas técnicas.

 

 

 

Amaral-Barbosa

Diretor: parceiro na aula

Já o diretor Amaral Barbosa, de Pedra Branca, aposta na observação das aulas e no envolvimento de toda equipe escolar para alcançar bons resultados de aprendizagem. Você pode conhecer mais sobre a sua experiência clicando aqui.

 

 

 

francisco-jucelio-santos

Trabalho em rede

Francisco Jucelio dos Santos é coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação em Brejo Santo e sabe que o que faz a diferença é estar lado a lado com o professor. Isso ajuda a planejar as formações, envolver a gestão escolar nas melhorias e trocar experiências. Saiba mais.

 

 

bot

Dicas de planejamento

Imperdível para planejar melhor as suas aulas

O começo do ano traz uma nova oportunidade de planejar ao lado de outros professores e coordenadores. Veja algumas dicas da Revista Nova Escola e do Porvir que podem ajudar neste desafio e no preparo de suas aulas.

pexels-photo-273006OK

- A arte de planejar

 - Os dez melhores planos de aula para Educação Infantil

- 6 pontos essenciais para elaborar um plano de aula

- Plano de aula para refletir a escola

- Professor monta plano de aula de forma colaborativa

 

 

 

 

Meu primeiro dia de aula

E para o professor que está entrando pela primeira vez em sala de aula, aqui vão 5 dicas imperdíveis!

 

Cursos e plataformas

Para você que quer continuar aprendendo sempre

Se você é não para de estudar e quer aprender cada vez mais, nós temos algumas sugestões de cursos e plataformas que podem ser muito úteis para sua trajetória educacional.

Ensino Híbrido

As técnicas de Ensino Híbrido envolvem o uso das tecnologias com foco na personalização das ações de ensino e aprendizagem, integrando tecnologias digitais ao currículo escolar. Saiba mais.

Dinâmica e prática em sala de aula

Com foco na gestão e prática em sala de aula, este curso livre online pode ser iniciado a qualquer momento. Confira.

Youtube Edu

O Youtube Edu é o maior canal de educação do Youtube. Com mais de 170 professores e milhares de videoaulas, a plataforma oferece um complemento nos estudos dos alunos e inspira novas formas de ensinar ao professor. Conheça aqui.

Khan Academy

A maior plataforma de matemática do mundo tem mais de 300 mil exercícios completamente gratuitos. Desde o ano passado, também ganhou um app disponível para Android e iPhone. Comece a usar agora.

Veja aqui mais dicas de cursos, programas e plataformas!

Fala aí, professor!

Vamos debater juntos os principais desafios da educação?

Sabe aqueles grandes desafios que você enfrenta ao longo do ano e em diferentes etapas de ensino? Nossa pesquisa Conselho de Classe mapeou as principais questões do dia a dia de professores do Brasil inteiro. Transformamos o estudo em uma série especial de bate-papos.

whatsapp-01

Fala aí, professor!

Conversamos com professores de escolas públicas e especialistas em educação para discutir os temas abordados na pesquisa Conselho de Classe 2015. Para isso, criamos em parceria com a Nova Escola e com o apoio da Central 3, a série de podcasts Fala aí, professor!

Ouça os episódios agora ou faça o download para ouvir no caminho do trabalho:

whatsapp-01

whatsapp-01

whatsapp-01

whatsapp-01

 

 

 

E para continuar acompanhando dicas todos os dias, ficar por dentro dos principais assuntos de educação e debater com outros professores, acompanhe nosso canal Conselho de Classe.

whatsapp-01

Canal Conselho de Classe no Facebook

Após publicar a primeira edição da pesquisa Conselho de Classe, a Fundação Lemann criou o Canal do Professor no Facebook. É uma página que também se chama Conselho de Classe e, assim como  a pesquisa, busca dar voz aos professores brasileiros e debater sobre educação. Participe.

 

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que ele ajude você ao longo do ano. Fique à vontade para nos enviar sugestões e compartilhar boas práticas em: conselhodeclasse@fundacaolemann.org.br