31 dezembro 2010 | 11h00

Relatório Anual 2010

Prestes a completar 10 anos, a Fundação Lemann relembra os avanços e desafios que guiaram e motivaram suas atividades ao longo dos anos

Os projetos desenvolvidos nesta quase uma década de existência, possibilitaram que a Fundação Lemann passasse por uma variedade de experiências. Foi exatamente este aprendizado que permitiu conhecer a situação da educação no país com maior profundidade, aprimorando as atividades de acordo com as necessidades identificadas. Neste período, ficou evidente a urgência de promover melhorias na gestão escolar, nos currículos e na capacitação de professores de toda a rede pública.

Os programas que visam a melhoria na qualidade da educação, baseados na formação de líderes e capacitação de gestores, focam em cinco temas estratégicos: existência de padrões de ensino e controle de qualidade da sala de aula; avaliações transparentes e uso dos dados para melhoria do aprendizado; equilíbrio entre autoridade e responsabilidade no nível das escolas; equilíbrio entre direitos e deveres dos profissionais da educação; e gastos focados no que agrega valor.

Fazem parte dessa categoria os programas de pós-graduação para gestores e líderes educacionais, com cursos online e presenciais, disseminação de melhores práticas em gestão escolar, com estudos de caso, seminários, livros, incluindo o Boletim da Educação no Brasil, e o programa de parcerias com escolas públicas.

Receber Material