21 dezembro 2017 | 10h00

12 momentos mostram que é possível mudar o Brasil

Colaboramos com pessoas e organizações para transformar o Brasil em um país mais justo e desenvolvido

Para buscar nossa missão em 2017, aprendemos mais sobre inovação, incentivamos o uso de tecnologias educacionais em escolas, participamos do debate e da construção de políticas públicas, apoiamos e dialogamos com educadores do Brasil inteiro, fortalecemos parcerias com redes públicas de ensino e colaboramos com a aprendizagem de mais de 600 mil alunos. Aqui você encontra um pouquinho dessa história, feita com organizações parceiras, pessoas talentosas e o nosso time, que é apaixonado e comprometido com a transformação do país!

Transformar 2017 - inovação na educação no Brasil e no mundo

Começamos o ano realizando o maior evento de educação e inovação do Brasil: o Transformar!

Transformar Educação 2017
Transformar 2017 contou com mais de 800 convidados!

Realizado com o Instituto Península e o Inspirare, o evento contou com convidados de referência do Brasil e do mundo. Nos painéis temáticos, falamos sobre cultura maker, competências socioemocionais, realidade aumentada e muito mais!

Clique aqui para ver tudo sobre o Transformar 2017!

Base Nacional Comum Curricular vira realidade na educação

2017 foi um ano de muito debate e avanços para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

BNCC homologação
MEC homologa a BNCC no final de 2017

A 3ª versão do documento foi lançada em abril e a sociedade participou de mais uma rodada de contribuições com audiências públicas regionais entre julho e agosto. Em dezembro, o Conselho Nacional de Educação aprovou e o Ministério da Educação homologou a Base. Em 2018, a política deve ser discutida pelos estados e municípios, que devem trabalhar cada vez mais juntos para sua implementação.

Clique aqui para ver tudo sobre a homologação da Base!

Parceria de coinvestimento pela BNCC

Em maio, inauguramos uma parceria com a Omidyar Network para fomentar o trabalho de empreendedores comprometidos com a educação.

Omidyar Network e Fundação Lemann
Fundação Lemann e Omidyar Network juntos em busca de soluções

A ideia é que eles desenvolvam soluções que facilitem a implementação da Base Nacional Comum Curricular.

Nosso maior encontro de líderes que querem mudar o Brasil

Mais de 200 líderes de nossas redes apoiadas se reuniram no Encontro Anual 2017.

Encontro Anual de Líderes da Fundação Lemann
Lemann Fellows, Talentos da Educação e Talentos da Saúde

Além dos Lemann Fellows e Talentos da Educação, este ano formamos o primeiro grupo dos Talentos da Saúde. Eles tiveram a oportunidade de debater desafios do Brasil como reforma política e ética.

1º Encontro YouTube Edu - A maior sala de aula do Brasil

Com mais de 3 bilhões de visualizações e 27 milhões de inscritos, o YouTube Edu é o canal de educação oficial do YouTube e conta com a nossa curadoria de conteúdo.

Professores edutubers do YouTube Edu
Professores edutubers se reúnem em encontro nacional no YouTube Space

Em 2017, realizamos o 1º Encontro Nacional do YouTube Edu com o Google. O evento contou com oficinas, trocas de aprendizados e mais de 100 professores edutubers!

Formar é transformar

Nós acreditamos que quando alunos, pais, professores, escolas e secretarias trabalham em sintonia, é possível transformar a educação. É por isso que fortalecemos o programa Formar, uma parceria com redes públicas de educação que já colabora com a aprendizagem de mais de 600 mil alunos.

Formar - Redes que transformam a educação

Lado a lado com educadores

Professores e gestores escolares fazem a educação acontecer todos os dias. E nós queremos estar ao lado desses profissionais para aprender, reconhecer, valorizar e apoiar suas iniciativas. Em 2017, realizamos muitos projetos com educadores de todo o Brasil. Levamos um grupo de educadores para o SXSWedu, maior conferência de educação do mundo; apoiamos o Prêmio Educador Nota 10; realizamos debates e muito mais. Aqui, destacamos dois bate-papos especiais para você assistir agora!

Fabio Machado, Fundação Lemann e Todos Pela Educação
Bate-papo sobre desigualdades na educação

Bate-papo sobre alfabetização com a professora Mara

Bate-papo sobre desigualdades na educação com o professor Fábio

Escolas públicas conectadas com empreendedores de tecnologias educacionais

O Escolas Plugadas propõe uma experiência de ensino e aprendizagem inovadora, conectando escolas e empreendedores. Com o programa, 250 professores de 38 escolas públicas receberam formação em Ensino Híbrido e 8 mil alunos passaram a usar tecnologias educacionais em suas aulas, ajudando os empreendedores a melhorarem suas ferramentas.

Escolas Plugadas 2017 - Inovação na Educação

De frente com Obama

Já pensou conversar sobre impacto social com Barack Obama? Nossos Lemann Fellows Cassia Moraes, Deborah Lourenço, Zé Fred Lyra Netto e Tábata Amaral tiveram essa oportunidade em um encontro especial aqui no Brasil!

Barack Obama e jovens brasileiros
Barack Obama se encontra com jovens brasileiros em São Paulo

Clique aqui para ver momentos do encontro entre jovens brasileiros, Lemann Fellows e Barack Obama.

100 dos melhores professores do Brasil juntos debatendo educação

A rede Conectando Saberes, criada em 2015 e presente em 14 núcleos (em várias regiões do Brasil), é feita por educadores e para educadores. Em seu 3º Encontro Nacional, realizado em 2017, cerca de 100 professores estiveram juntos debatendo e colocando a mão na massa. Políticas públicas, altas expectativas, liderança e comunicação foram alguns dos temas do evento.

Rede Conectando Saberes: 3º Encontro Nacional

Desafio Start-Ed: uma jornada empreendedora

Com a Universidade Columbia e o apoio da Artemisia, nós fizemos a 1ª edição do Desafio Start-Ed. A proposta é preparar 12 empreendedoras e empreendedores brasileiros para desenvolver ideias que contribuam para a implementação da Base Nacional Comum Curricular. Os temas são: defasagem, educação inclusiva e participação ativa de pais e responsáveis na aprendizagem dos alunos.

Além dos brasileiros, 24 estudantes da Universidade Columbia participam do desafio e, em equipes, os 36 participantes trabalham para investigar soluções e desenvolver novas ideias.

Jornada Empreendedora pela Educação

Internet de qualidade para todas as escolas públicas

Junto com diversas organizações de educação e professores do YouTube Edu, nós apoiamos uma petição online para que todas as escolas públicas tenham internet de qualidade. Com mais de 12 mil assinaturas, a petição foi entregue ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que reconheceu a importância da mobilização. Além disso, no dia 23 de novembro de 2017, o Ministério da Educação (MEC) lançou a Política de Inovação Educação Conectada, que prevê a conexão em alta velocidade de todas as escolas públicas do país até 2024.

Fundação Lemann e Ministério da CIência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Entregamos mais de 12 mil assinaturas que pedem internet de qualidade para as escolas públicas ao MCTIC

Em 2018, nosso compromisso em transformar o Brasil continua. Vamos colaborar cada vez mais com professores, escolas, redes públicas de ensino e profissionais da educação em iniciativas que garantam a aprendizagem dos alunos. Além disso, vamos fortalecer nosso apoio a pessoas e organizações comprometidas em resolver os principais desafios sociais do país. Tudo para ajudar a construir um Brasil mais justo e avançado!