Conteudo Cabeçalho Rodape
18 março 2018 | 14h00

Global Teacher Prize 2018 - Nobel da Educação

Premiação contou com educador brasileiro na final. A vencedora foi Andria Zafirakou, do Reino Unido, que apoiou alunos carentes em zonas de violência

O Global Teacher Prize é o maior prêmio de educação do mundo, conhecido como "Nobel da Educação". Este foi o segundo ano consecutivo em que um professor brasileiro esteve entre os 10 finalistas. A  grande vencedora do Global Teacher Prize 2018 foi a professora Andria Zafirakou, do Reino Unido.

Nós participamos da cerimônia de premiação do Global Teacher Prize 2018

A vencedora do Global Teacher Prize 2018

Professora de artes na Alperton Community School, no norte de Londres, Andria trabalha principalmente com alunos carentes em zonas de violência. São crianças e jovens de diversas nacionalidades e, para se comunicar com eles, Andria aprendeu frases e expressões em 35 línguas diferentes.

Andria Zafirakou recebe o troféu do Global Teacher Prize 10'8

Ela apoiou os alunos nas atividades escolares dentro da sala de aula e também em suas casas. Depois de muito esforço para criar conexão e mostrar a importância do aprender, sua escola está entre as melhores do Reino Unido em termos de qualificação e reconhecimento.

No vídeo abaixo você conhece mais sobre as iniciativas da professora vencedora do Global Teacher Prize 2018!

Andria Zafirakou - Global Teacher Prize 2018 - Top 10

Diego Mahfouz, nosso finalista na premiação

Diego Mahfouz Faria Lima, um jovem educador de 30 anos, ajudou a mudar a realidade da escola pública Darcy Ribeiro, em São José do Rio Preto (SP). Seu trabalho o levou a ser Educador do Ano no Prêmio Educador Nota 10 2015 e, agora, é reconhecido no Global Teacher Prize 2018. 

Falta de estrutura, vandalismo, conflitos... Foi assim que Diego encontrou a escola. Como diretor, ele trabalhou novas normas de convivência e apostou em uma gestão ativa e participativa, em que os alunos e docentes colaboravam ativamente com as melhorias do espaço e da aprendizagem.

Aos finais de semana, a Darcy Ribeiro passou a ser aberta à comunidade com atividades culturais. No dia a dia, teve resultados concretos do envolvimento dos alunos: "A escola suspendia 60 alunos por semana, hoje não tem mais suspensões. Também tínhamos em 2013 cerca de 200 alunos que abandonavam os estudos. Diminuímos esse número para apenas dois alunos”, conta Mahfouz. 

"O diretor sozinho não consegue gerir e administrar uma escola. Quando ele tem o apoio dos alunos, das famílias, das comunidades, professores e funcionários a gestão passa a ser democrática. A escola passa a ter uma identidade perante à comunidade, que vai além dos seus próprios muros".

Diego Mahfouz

Conheça mais sobre as iniciativas do professor brasileiro finalista no Global Teacher Prize 2018 no vídeo abaixo!

Diego Mahfouz Faria Lima - Global Teacher Prize 2018 - Top 10

O prêmio

O Global Teacher Prize é realizado pela Varkey Foundation desde 2014. O objetivo é reconhecer e celebrar a profissão do educador, valorizando alguns dos melhores do mundo. Projetos que transformam a escola, os alunos e as comunidades se destacam na premiação. 

O vencedor recebe 1 milhão de dólares e se torna embaixador(a) da Varkey Foundation, colaborando em eventos, palestras e iniciativas para fortalecer a profissão professor.

Assista todos os detalhes da premiação do Global Teacher Prize 2018 no vídeo abaixo!

Global Teacher Prize Ceremony: 2018 Winner Announcement

Compartilhe

Veja também