Conteudo Cabeçalho Rodape
14 março 2018 | 15h30

Planos de Aula Matemática - Feitos por professores

A Associação Nova Escola, em parceria com a Fundação Lemann e o Google.org, lança plataforma com conteúdos preparados por educadores de todo o Brasil

Em abril de 2017, anunciamos uma parceria especial com o Google.org para colaborar com educadores do Brasil inteiro. A ideia era apoiar a Associação Nova Escola na criação de uma plataforma com planos de aulas digitais. Todos os conteúdos seriam feitos por professores e alinhados à Base Nacional Comum Curricular. No início do projeto, contamos com a LearnZillion, organização com experiência em produzir planos de aula com conteúdos diversificados.

Depois de muitos meses o que era sonho vira realidade com o Planos de Aula de Matemática, primeira disciplina disponível na plataforma da Nova Escola. Nesta quarta-feira, 14 de março, em um evento especial de lançamento reunimos os professores autores do plano, a equipe da Fundação Lemann, o Google.org, a Nova Escola e o Mathema - parceiro pedagógico do projeto.

Flavia Goulart (diretora da Nova Escola), Denis Mizne (diretor da Fundação Lemann) e Valdir Leme (Marketing do Google.org)

“Para a Fundação Lemann, essa iniciativa simboliza nosso grande sonho de garantir que toda criança tenha uma educação de qualidade.”
Denis Mizne - Diretor Executivo da Fundação Lemann

“Existem estudos que mostram a importância do planejamento na aprendizagem dos alunos. Fomos pesquisar mais a fundo e vimos 74% dos professores planejam todas as suas aulas. Planejamento às vezes é pensado como lista de conteúdos, mas um plano de aula é mais que isso. Tem conteúdo, atividades, avaliação e muito mais. Para a Nova Escola, o plano de aula precisa pensar muito bem no momento do professor e do aluno."
Juliana Cavalcante - Gerente da Nova Escola

Planos de Aula de Matemática: feitos por professores para professores

O Time de Autores e a criação dos conteúdos

Os conteúdos foram produzidos pelo Time de Autores de Matemática, que é formado por 185 pessoas - 5 especialistas, 30 mentores e 150 professores de todas as regiões do país. Durante 5 meses, eles prepararam materiais que podem ser usados durante todo o Ensino Fundamental. 

O resultado são cerca de 600 planos de aula de Matemática com atividades e recursos pedagógicos de alta qualidade, prontinhos para apoiar na realidade da sua sala de aula e funcionar nas escolas públicas. 

“Minha aula mudou muito. Meus alunos diziam: professora, quando vamos ter outra aula assim?”
Renata Capovilla - Profª de Valinhos (SP)

“Os planos de aula são o abraço que o professor precisava.”
Flavia Sant’Anna - Profª de Jacareí (SP)

Compartilhando experiências sobre os planos de aula

É importante destacar também o trabalho do Mathema, que ajudou na criação de um documento com as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular pensando na progressão da aprendizagem. Esse material ajudou no entendimento dos temas e orientou muito o trabalho dos Planos de Aula.

"A responsabilidade de mudar a história da educação é nossa também, não é só nossa, mas é nossa sim, faz muita diferença o professor que entra com o brilho nos olhos na sala de aula. Não podemos perder o foco, que são os alunos aprendendendo matemática de qualidade em profundidade."
Katia Smole - Diretora do Mathema

Katia Smole (diretora do Mathema)

Vem aí!

E isso é só o começo porque a plataforma continuará crescendo! Até o final de março 1500 planos de aula de matemática estarão disponíveis. Os professores de Ciências e Inglês também podem se animar porque suas disciplinas serão as próximas e já já cada uma contará com seu próprio Time de Autores. Fique de olho em nossos canais e na Nova Escola para saber as novidades!

Clique aqui para acessar agora a plataforma Planos de Aula.

Compartilhe

Veja também